"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


"De tudo, ficaram três coisas:A certeza de que estamos sempre começando...A certeza de que precisamos continuar...A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto devemos:Fazer da interrupção um caminho novo...Da queda um passo de dança...Do medo, uma escada...Do sonho, uma ponte...Da procura, um encontro... "(Fernando Pessoa).

2010 FELIZ RECOMEÇO !!!


A alegria voltou a 2 ªetapa da Educação Infantil!
Estávamos com saudade dos nossos alunos e também com muita curiosidade em conhecer novos amigos.

Vamos então nos preparar para as descobertas, aprendizagens e desafios que vivenciaremos durante todo o ano letivo

À todos os nossos alunos, professores, funcionários e pais ... sejam muito BEM-VINDOS!!!

Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE 8 A 11/02

DIA 8/02 - ESCOLA ABERTA - Manhã -7:30 h

Tarde - 13:00 h

LOCAL: ED. INFANTIL


DIA 9/02 - * REUNIÃO COM A DIREÇÃO E A COORDENAÇÃO

HORÁRIO : 8:00 h - PARA OS PAIS DOS 2 TURNOS



LOCAL :TEATRO /AUDITÓRIO


* PALESTRA: COMO RECEBER E SE RELACIONAR COM UMA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS


HORÁRIO: 10:30h -PARA OS PAIS DOS 2 TURNOS


LOCAL: TEATRO/ AUDITÓRIO


OBS: NO DIA 9/2 - A REUNIÃO E A PALESTRA ACONTECERÃO APENAS NO TURNO DA MANHÃ .
CONHECENDO MELHOR O NOSSO ESPAÇO
NOSSO COTIDIANO

A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação.
Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores. Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança. Acolhida esta concepção de educação infantil, os profissionais deste segmento escolar do ISERJ, em anos de discussão, acompanhados de muitas dúvidas e ansiedades, vem buscando aproximar-se de uma proposta pedagógica que atenda as necessidades das crianças, baseando-se em estudos que reconheçam a especificidade do pensamento infantil e da forma como acontece o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem. Dentre textos, contribuições e vivências utilizadas para estudo optamos, ou há uma forte tendência, por seguir a linha epistemologia genética, formulada por Jean Piaget e pela teoria sócio - histórica , criada por Vigotsky. A teoria sócio-histórica, representa o modo como a aprendizagem, cultura e educação se encontram integrados e a epistemologia genética, apresenta uma teoria do desenvolvimento cognitivo, considerando as características do pensamento das crianças em cada estágio. Nesta perspectiva, os instrumentos, os materiais e a conexão dessas duas teorias nos foram despertado o sentido de uma orientação construtivista, pois nesta linha, encontramos o teor de nossa prática, uma vez que nos fundamentamos que a aprendizagem trata-se de um processo realizado, construído por cada pessoa à medida que age, física ou mentalmente, sobre as coisas que estão no mundo. O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. É uma concepção sobre a forma como acontece o aprendizado. Esta concepção contribui para a definição dos objetivos da educação e para a formulação da ação pedagógica. Compreendemos que o que uma criança é capaz de fazer e aprender dependerá da integração dos seguintes fatores: o estágio de desenvolvimento de pensamento que ela se encontra, suas condições sócio-afetivas e do conhecimento que ela pode construir em suas experiências anteriores.
A função do trabalho pedagógico na educação infantil é proporcionar a partir de atividades criadoras o desenvolvimento pleno da criança de sua potencialidade, criatividade, sensibilidade e senso crítico, além de possibilitar o acesso aos conhecimentos historicamente construídos e sistematizados pelo homem. Utilizando diversas linguagens, materiais diversos e partindo de situações concretas, facilitamos esse encontro da criança com o fazer criativo.
EQUIPE PEDAGÓGICA

A equipe pedagógica é constituída por professores de turmas, de atividades, substitutos, coordenador do segmento, coordenadores de turnos, orientador pedagógico, orientador educacional e fonoaudiólogo que se reúnem no “Centro de Estudo” uma vez por semana para estudo, planejamento coletivo, acompanhamento de alunos, avaliação e, também, com os demais funcionários uma vez ao mês em horário de tempo integral com suspensão de aula.
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS


O nosso trabalho é realizado em esquema de rodízio em ambientes adequados a cada atividade, tendo uma sala como referência utilizada para cada duas turmas. Assim, conseguimos equiparmelhor cada ambiente sem dispersar o material em salas de uso exclusivo. A maior parte do espaço escolar é comum a todos os alunos e com isso ampliamos a ocupação e facilitamos a socialização. Temos salas para as atividades, como: Música, Centro de Multimeios, Multimídia, Jogos Lógicos e Brinquedoteca.

FORMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Entendemos que a avaliação seja um acordo entre todos os envolvidos no processo pedagógico e sirva também como indicador da mudança de estratégias para criar um novo rumo na relação ensino e aprendizagem. A avaliação é feita através de observações de todas as atividades individuais e de grupo que são discutidas e registradas nas reuniões da equipe pedagógica, para entregar ao seu professor subseqüente. A comunicação aos pais é feita em cada semestre em forma de Relatórios de Grupo e Individual.
O MUNDO A NOSSA VOLTA

Fazendo parte do processo educacional que estamos inseridos em relação a tudo que nos cerca, buscamos trazer para o nosso dia-a-dia em sala de aula as informações que recebemos através dos jornais, revistas, televisão, Internet, os diversos profissionais, os museus, os parques, as exposições, os movimentos culturais, sociais e políticos que nos chegam e que devemos utilizar pedagogicamente. Através dessas atividades vamos facilitar o entendimento e valorizar o nosso cotidiano.

PROFESSORES

Cada turma possui 1 professor que acompanha em todas as atividades e professores de atividades (que atendem a todas as turmas do segmento no turno da manhã e da tarde, e cada grupo separadamente em horários pré - determinados): Música, Centro de Multimeios que desenvolve um trabalho com Histórias Infantis, Educação Física, Brinquedoteca e Jogos Lógicos.
PESSOAL DE APOIO

O pessoal de apoio do nosso seguimento é constituído de :duas merendeiras, uma auxiliar de merenda, dois inspetores, dois auxiliares de serviços gerais.
SALA DE AULA

A sala de aula é o local onde se sintetiza e se organiza o conteúdo das vivências, (leituras, vídeos, histórias, experiências, entrevistas, visitas, passeios, festas, exposições, utilizações de materiais) com os mais variados registros feitos pelo professor da turma.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


* A criança é um sujeito interativo que aprende através da interação com o outro (outras crianças e outros adultos).


* A Educação Infantil é um espaço de construção do conhecimento e não de preparação para a escola.

* A Educação Infantil deve garantir às crianças a possibilidade de lidar, de usar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, gráfica, escrita, etc.

* Os conteúdos trabalhados precisam ser significativos e fazer sentido para as crianças e professores. Precisam estar interligados com o que acontece dentro e fora da escola.

* As atividades realizadas precisam ser instigantes para as crianças. Precisam ter problemas a resolver e decisões a tomar. Precisam possibilitar que as crianças avancem na construção e apropriação de novos conhecimentos.

* O professor precisa estar “aberto” para o novo. Precisa perceber que não detém todo conhecimento. Não é “dono da verdade”. Ele não é o único informante na sala de aula. Não sonegar informação para as crianças.

* A criança deve ser estimulada a ousar e não ter medo de errar. O erro deve ser fonte de autoconhecimento e auto-afirmação. Sabendo que ainda não sabe, a criança identifica o que já sabe e o que deseja vir a saber.

* A Educação Infantil pode e deve ser um ambiente alfabetizador onde as crianças, desde muito cedo, possam construir e testar hipóteses sobre a linguagem escrita.

* A criança pode utilizar diferentes tipos de letras. É importante que a professora garanta que a criança lide com todos os tipos: imprensa, cursiva. Já descobrimos que no início, a letra de imprensa facilita a leitura e identificação para a criança.

* A Educação Infantil deve ser um espaço que garanta a professora prazer em ensinar à criança prazer em aprender.

* O professor precisa ser sujeito da sua ação pedagógica. Precisa ter a coragem de ousar e de criar, pois só assim verá os seus alunos como sujeitos do seu aprendizado.

A 2ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ atende as turmas de Infantil IV ( 3 anos) e Infantil V ( 4 anos).
Além das salas de aula, contamos também com atividades como:
Sala do CEM( histórias), Sala de Jogos Lógicos , Sala de Música, Brinquedoteca, Multimídia e Capoeira.

Além desses espaços, contamos também com o nosso parquinho que foi pintado e ganhou grama sintética.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO

SR. RESPONSÁVEL,

Para mantermos a harmonia da nossa escola, esteja sempre atento aos ítens abaixo:
1. Horário: manhã 07h 30min ás 12h e tarde 13h às 17h 30min

1.1 HAVERÁ UM LIMITE DE 15 MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA O ATRASO NA ENTRADA E NA SAÍDA DAS CRIANÇAS. QUANDO CHEGAR APÓS ESSE HORÁRIO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA À TURMA E O RESPONSÁVEL DEVERÁ DIRIGIR-SE A COORDENAÇÃO.
APÓS 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA ESSE ATRASO SERÁ REGISTRADO E SE FOR CONSTANTE, O RESPONSÁVEL CHAMADO À ESCOLA.

1.2. Usufruirão de horário diferenciado:
Filhos de professores, alunos e funcionários do ISERJ, que comprovem através de declaração, o período em que estão em atividade no Instituto.

2. Os alunos frequentarão a escola devidamente uniformizados.
2.1. O uniforme consta de :
*Short ou calça comprida azul-marinho, tênis preto e meia branca
*Blusa branca de manga curta com gola e punhos azul-marinho ou camiseta branca sem manga com nome da criança na frente.
* Agasalho aberto na frente com zíper, todo azul-marinho
OBS: A CRIANÇA DEVERÁ TER SEMPRE NA MOCHILA UMA MUDA DE ROUPA, DE PREFERÊNCIA O UNIFORME.

3. Uma vez ao mês as aulas serão suspensas para a realização de reuniões pedagógicas com os professores do 1º e 2 º turno.

4. As reuniões de responsáveis serão informadas antecipadamente.

5. As atividades da Ed. Infantil 2 ª etapa poderão ser suspensas nos seguintes casos: falta d'água,dedetização,desratização ou quaisquer outras situações que comprometam a higiene, segurança e operacionalização do funcionamento escolar.

6. Aniversários serão comemorados ao término de cada mês.

7. A criança que pegar a criança na Ed. Infantil 2 ª etapa, deverá ser o responsável ou alguma outra devidamente autorizada por ele mediante um documento escrito na caderneta.
8. Na Ed. Infantil 2 ª etapa não está previsto trancamento de matrícula.

9. É necessária a atualização de endereços e telefones dos responsáveis pela criança, na agenda da criança e na Coordenação.

10. Todo o material individual deverá ser marcado com nome do aluno.

11. Criança que apresentar doenças infecto-contagiosas, será afastada e só retornará mediante autorização, por escrito do médico assistente.

12. Casos de Pediculose ( piolho) , afastarão a criança por 3(três) dias para tratamento.

13. Não é necessário que a criança traga lanche de casa, pois a escola oferece merenda diariamente.

14. Permissão para passeios com a turma, só poderá ocorrer com a autorização , por escrito, do responsável.

15. Em caso de mal-estar ou qualquer alteração com a criança, o responsável será comunicado por telefone e aviso na agenda.

OBS: O segmento não realiza ligação para celular.

16. Em caso de acidente, o responsável será comunicado e deverá comparecer imediatamente a escola.

17. No decorrer do período letivo, poderão ocorrer atividades pedagógicas ou extra curricular nas quais solicitaremos uma colaboração de acordo com o evento.

18. Solicitamos sua prévia autorizaçãopara o uso de fotos ou imagens para utilização em brindes personalizados ou em desenvolvimento de trabalhos e pesquisas pedagógicas.
Depois de merecidas férias..... a volta às aulas. Conquistar nosso aluno não é apenas, efetuar a sua matrícula e pronto. É agora que tudo vai começar..... Depois da escola aberta aos pais e alunos , preparamos uma semana especial para que pudéssemos estabelecer uma relação de confiança e reforçar vínculos afetivos entre aluno / escola / família / professores.

Nenhum comentário: