"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 28 de fevereiro de 2010



A 1 ª semana de adaptação foi tranquila.

Os pais estiveram presentes na escola, alguns ansiosos ....(mais) até do que as crianças!


Para que essa semana fosse bem acolhedora , proporcionamos aos nossos alunos , algumas atividades diferentes incluindo uma sessão desenho com pipoca .



Durante a semana os professores puderam fazer entrevistas com os pais no intuito de conhecer melhor o seu aluno e sua família .

A confiança e a ajuda dos pais foi fundamental para a boa adaptação dos nossos alunos !!

O Início da vida Escolar

Desde o nascimento, a criança possui um contato afetivo e exclusivo, com seus pais e parentes, sendo o centro das atenções no conforto do seu lar, mas em um determinado momento estes pais ou responsáveis, colocam-se diante da necessidade do retorno ao trabalho ou de uma percepção que indica que é hora do seu filho explorar outros ambientes, que não sejam apenas o seu lar, a pracinha, a praia e a casa da vovó.

Chegou a hora!

(A Escola de Educação Infantil),que promove um atendimento pedagógico para crianças de 0 a 6 anos de idade, em seus aspectos físicos,psicológico e cognitivo, na perspectiva das interações sociais, estando assim qualificada para atender as suas expectativas.

Inicio do ano ou do segundo semestre, e a garotada volta as aulas, ai!Será que ele vai se adaptar?

A entrada de uma criança na escola requer um processo de adaptação gradual, constante e individualizado.Cada criança possui um histórico familiar, uns são mais agarrados com a mãe e torna esse processo difícil e doloroso, e outros já são mais sociáveis e extrovertidos, facilitando esse inicio de sua vida escolar.

Se houver uma interação e colaboração da equipe de profissionais da escola, com vocês pais, com certeza este momento acontecerá de forma mais tranqüila.

A adaptação é um processo que envolve toda a família, e a entrada da criança nesta instituição é o momento mais crítico dessa fase, pois tudo é diferente, e o momento é de separação e medo, medo do desconhecido. Quanto mais tranqüilos vocês estiverem e seguros, mais rápida será a adaptação do seu filho.

Comemore esta etapa do crescimento de sua criança, transmita a ela segurança sempre, não à deixe perceber sua angustia, os choros aparecerão, mas posicione-se firmemente.

Se à criança continuar insegura após um período de adaptação, consulte o professor sobre a possibilidade de você continuar acompanhando-a na salinha, pois estes primeiros dias serão assim. Sempre com a necessidade de um responsável se manter presente na escola.

Nas primeiras semanas por exemplo,à figura familiar o acompanhará durante algumas horinhas, que iram diminuindo gradativamente de acordo com a sua integração com a turminha e os seus professores.

E para que tudo ocorra da melhor forma possível, não esqueça de se informar sobre todo o trabalho pedagógico e linha filosófica da escola,pois elas precisam estar de acordo com suas expectativas e desejos

Autora: Elaine Hungria (Pedagoga e Psicopedagoga Institucional)

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens por este blog.. É mais 1 canal de comunicaçao com a escola, sempre atualizado e cheio de novidades e fotos... Sempre olho as novidades.. Francisco pai do Ruan turma 22 (manha)...

Anônimo disse...

Fiquei muito contente de poder contribuir com meu trabalho pedagogico. Parabens pelo trabalho de vcs.
Estou a disposição.
Elaine Hungria

Anônimo disse...

FESTA JUNINA ADIADA DEVIDO A CHUVA..