"A atividade mais séria da criança é brincar." (Ricado Goldenberg)

sábado, 11 de abril de 2009

PROJETO: QUALIDADE DE VIDA

PROJETO 2009

A 2ª etapa da Ed. Infantil elaborou para o ano de 2009 o projeto "Qualidade de Vida". Em nosso 1 º Centro de Estudos do ano, a equipe da Ed. Infantil se reuniu , pensou e propôs atividades para o desenvolvimento do projeto. Refletimos sobre a justificativa, objetivos, propostas de atividades ....


PROJETO:QUALIDADE DE VIDA

Clientela: 4/5 anos
Duração: Aproximadamente 6 meses podendo estender-se ao longo do ano
JUSTIFICATIVA

A abordagem desse assunto ocorre devido a preocupação dos educadores com o bem estar comum dentro de nossa escola, com ações que possam provocar o desdobramento fora desse espaço escolar, pois há o compromisso do corpo docente com as questões mais abrangentes da sociedade como cidadania e leitura do mundo, sendo assim a ed. infantil desenvolverá um projeto direcionado à qualidade de vida, priorizando neste momento, os aspectos da nossa vivência como
*bem estar físico e emocional ( lazer, amizade, afetividade,relação intra e interpessoal, higiene)

*direitos, deveres e valores éticos

* meio ambiente( reciclagem,reaproveitamento do lixo, água)

* saúde ( alimentação, esporte, higiene)

OBJETIVO GERAL

O referente projeto tem como objetivo auxiliar na mudança de hábitos buscando melhorar a qualidade de vida, sensibilizando as crianças e a comunidade escolar através de discussões, observações, pesquisas e vivências sobre os temas, promovendo ações que orientem os alunos e familiares a praticarem hábitos na sua vida cotidiana que visem tanto o bem estar comum como o bem estar físico.

CONTEÚDOS

Ao longo do projeto serão exploradas as diferentes linguagens
*oral
* escrita
*gráfica

* musical

* corporal

* lógico-matemática

* socialização

* sociedade/escola

*meio ambiente ( recursos naturais)

DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos o projeto com o acolhimento dos nossos alunos buscando conhecer sua vivência através de relatos, pesquisas... Após serão realizadas atividades coletivas dentro e fora do espaço escolar desdobrando outros enfoques da proposta.
Durante dois meses iniciais serão trabalhados questões direcionadas a relacão intra e interpessoal do grupo( aluno, funcionários, pais e responsáveis) através de atividades e dinâmicas como forma de acolher, conhecer e valorizar as vivências dos nossos alunos. Após o período de reconhecimento serão enfocadas questões relacionadas a água e a alimentação para uma qualidade de vida melhor. Concomitantemente serão exlorados assuntos do convívio social como direitos, deveres e valores éticos através das experiências do cotidiano escolar
O desenvolvimento do projeto se fará com as seguintes propostas:

* atividades lúdicas

* pesquisas

* experiências

*relatos

*culinária

*contação de histórias

* atividades de sensibilização que envolvam os sentidos

*atividades de sensibilização
* visitas pedagógicas fora do espaço escolar
FONTES DE INFORMAÇÃO

* vídeos

*passeios

*pesquisa

*experiência

*reportagens

*troca de informações entre as turmas
SÍNTESE

Organização de todos os materias e atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

AVALIAÇÃO

Participação de todos na rotina da escola, através de hábitos que levem ao bem estar comum.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Silvana e Leila!
Parabéns pelo belo trabalho de vocês!
Acredito que muita coisa boa ainda vai acontecer na educação com seus exemplos.
Solangeparreira