"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

PROJETO 2016



PROJETO 2016

MOVIMENTO
A CIDADE DOS SONHOS




Justificativa

Em 2016 a paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro foi transformada, criou-se o Boullevard Olimpico, Arenas, Raias, Circuitos, Parques Olímpicos, casas temáticas de vários países, reformou-se  os estádios, ampliou-se a linha do Metro, construiu se o VLT ( Veiculo Leve sobre Trilhos) e o BRT (Transporte Rápido de Onibus) para sediar a XXXI Olimpíada e Paralimpíada.

Nesse período turbulento a presidenta Dilma Rousseff foi afastada e o estado do Rio entrou em crise financeira; o que provocou a greve dos professores e funcionários públicos. Tudo isso despertou uma nova dinâmica repleta de reivindicações, paralisações, protestos, mudanças e adaptações de horários no funcionamento da Educação Infantil.

As crianças perceberam os movimentos de mudanças na escola, que antes era integral e passou a funcionar no horário a parcial, e as intervenções realizadas na cidade, começaram a explorar brincadeiras com ônibus, carros, bicicletas, patinetes, a falar sobre os seus sonhos e produzir saquinhos repleto de desejos de brincar, de ser atleta, de fazer de conta e dramatizar, ouvir, recontar e inventar histórias de todos os tipos e tamanhos. Observando o campo de atuação das educadoras e das crianças percebemos o surgimento do projeto Movimento, a cidade e os Sonhos que começou e continuará a ser desenvolvido durante todo o ano letivo.

Nenhum comentário: