"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

PROPOSTA PEDAGÓGICA


PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 ª ETAPA DA ED. INFANTIL

Educação Infantil 2 ª etapa a linguagem humana é potencializada na forma de interação com o mundo, não se reduz à expressão oral e escrita, mas reconhece e valoriza as mais diferentes formas de percepções e expressões trazidas e projetadas pela corporeidade da criança possibilitando diversos níveis de leitura.


A nossa rotina é desenvolvida da seguinte maneira- atividades de rotina: roda de conversa, combinados, alimentação, higiene, cuidado com o material pessoal e coletivo, respeito aos colegas e funcionários. Atividades nos Espaços e setores em que se pretende oferecer as experiências nos principais eixos curriculares: Artes, Expressão oral e escrita, Música, Centro de Multimeios, Natureza e Sociedade, Matemática, Movimento, Brinquedoteca.

Nesses espaços as turmas circulam, ao longo da semana, desenvolvendo as propostas planejadas pela equipe de professores e explorando as possibilidades de conhecimento do ambiente organizado para este fim. Nesses diferentes espaços acontecem as atividades diversificadas de pintura, desenho, recorte e colagem, massa de modelar, dentre outras.atividades em áreas livres: parquinho, pátio coberto e sala de Eventos (movimento). Atividades de Educação Física e Música, desenvolvidas por profissionais das áreas integradas às propostas desenvolvidas pelas professoras que acompanham as turmas.


A Brinquedoteca funciona como um laboratório lúdico em que as crianças exploram múltiplas possibilidades com o próprio corpo, com os colegas e com diferentes objetos (brinquedos).


As atividades são planejadas tendo como base as diretrizes propostas pelos documentos oficiais, partindo dos interesses das crianças, que ao se mostrarem curiosas em diferentes assuntos, abrem-se às possibilidades de perguntar e querer saber mais, desta forma, pretendemos desenvolvê-las de forma significativa, por diferentes linguagens, não com o intuito de “dar respostas”, mas de proporcionar que novas perguntas sejam feitas, o que permite potencializar o desejo e o gosto por descobrir e investigar, características fundamentais na postura do aprendiz. Movimento

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. [...] O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. [...]
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

Música

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. [...]
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical.

Artes Visuais
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.[...]

Linguagem Oral e Escrita

A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na Educação Infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Natureza e Sociedade

O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.

Matemática


As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma, as crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. [...]



Os aniversários são comemorados mensalmente de forma coletiva. Desta forma, todas as crianças tem festa de aniversário comemorada na última quarta de cada mês.


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