"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 23 de maio de 2010

SALA DE JOGOS




  SALA DE JOGOS LÓGICOS

   O  trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.

   O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

“O ensino da matemática contribui na formação do aluno como ser social. Isto só acontece,porém, quando o trabalho é orientado no sentido de estabelecer a relação aluno/ realidade social e quando possibilita a articulação efetiva desta disciplina com o cotidiano e com as demais áreas do conhecimento”.

  Em homenagem aos 130 anos do ISERJ, a Profª Leda  da Sala de Jogos Lógicos , planejou uma atividade para trabalhar com as crianças a noção de quantidade e comparação .
  Primeiramente a Profª Leda, fez um questionamento sobre a idade das crianças e registrou no gráfico.
  Depois que a atividade foi feita com os  alunos, a professora comparou a idade deles com a idade do ISERJ .
  Num outro momento as crianças pintaram uma vela e colaram no bolo coletivo para que pudessem perceber a noção de quantidade ( 130  velas) .



“Aprender matemática é aprender a pensar, a agir, a pesquisar e a buscar estratégia de soluções”. (SEE /P.B.E /1992).

domingo, 16 de maio de 2010

PROJETO PAIS NA ESCOLA



Nos dias 10  e 11 de maio aconteceu a 1 ª reunião do PROJETO PAIS NA ESCOLA .
Foi um momento super importante e de muita troca.

O PROJETO PAIS NA ESCOLA tem como objetivo:
  •  Promover a discussão entre a escola e a família sobre assuntos e preocupações que fazem parte do desenvolvimento infantil na sua relação com a aprendizagem e o convívio social.
  •  Intensificar a formação de hábitos, atitudes e valores.
  •  Instrumentalizar os responsáveis na ação educativa de seus filhos.
  •  Levar pais e professores a aprenderem a lidar com os problemas que surgem
  •  Integrar os pais e educadores em ações conjuntas que promovam o desenvolvimento pleno da criança .
  Conteúdos
  • Problemas apontados pelos responsáveis
  • Características das crianças de 3 a 5 anos
  • Valores Humanos/ Ética
  • Limites
  • Desenvolvimento Moral
  • Habilidades Sociais 
  • Mudanças Culturais 
Tempo Estimado

       NO MÍNIMO UM ANO, COM REUNIÕES MENSAIS NO HORÁRIO DO TURNO. 

Desenvolvimento
  • Levantar com o grupo quais os principais temas de interesse geral
  • A cada encontro priorizar um tema para debate e reflexão
  • Analisar a origem do problema propondo sugestões que minimizem os entraves apresentados.
Avaliação

Por meio de questionáriospedir aos pais que analisem os avanços percebidos.



 (Segue o texto , distribuído na reunião .)
AGRESSIVIDADE INFANTIL

É muito importante que os pais saibam discernir até onde o comportamento do filho é uma experimentação das capacidades do corpo ou o ingresso para a agressividade.

Nos primeiros anos de vida a criança tem necessidade de conhecer e experimentar tudo que está ao seu redor, e neste experimentar está incluído o bater, chutar, gritar, se jogar no chão, atirar coisas nos outros, morder e tantos outros comportamentos. É no momento que a criança está experimentando as reações para estas ações que os pais têm que intervir na orientação e na imposição de limites. Cabe a eles mostrar o que a criança pode ou não fazer e isto deve acontecer desde a primeira manifestação. A postura dos pais tem que ser segura e decisiva, sempre envolvida de muito diálogo e muito amor.

O exemplo também é fator estimulador destas ações, pois se o filho vê os pais gritando um com o outro ou até mesmo se agredindo é claro que o seu comportamento será imitativo. Porém, se no lar não há nenhum tipo de agressividade e a criança, mesmo sendo repreendida, continua com este comportamento vale verificar qual a causa geradora. Muitas vezes a frustração, como a chegada de um irmãozinho, a separação dos pais, a troca da babá, pode desencadear comportamentos agressivos. É neste momento que o diálogo verdadeiro com explicações reais deve respaldar a leitura que o filho está fazendo. Agindo assim você estará dando segurança e mostrando que há outras maneiras para se comunicar não precisando fazer uso da agressividade.

O que se observa é que muitos pais têm postura passiva diante destes comportamentos e as justificativas são praticamente as mesmas: passam fora o dia todo e não querem se confrontar com o filho no momento que estão juntos, ou porque não sabem como agir. Vale lembrar que a sociedade é regida por regras e que a criança que não tem contato com as regras desde os primeiros anos terá muita dificuldade em conviver socialmente agindo com agressividade sempre que for contrariada. Com o passar dos anos esta deformidade comportamental poderá resultar em delinquência como podemos constatar nos mais diferentes exemplos noticiados diariamente nos meios de comunicação.

A família tem a obrigação de educar as crianças com base em valores, respeito e limites. Somente assim contribuiremos para uma vida social digna e justa.

Para evitar que a criança seja violenta podemos tomar algumas atitudes do conhecimento geral:

• Lembrar que o afeto constrói a confiança entre pais e filhos e que o apoio emocional se mostra até nas nossas posturas quanto às tarefas da escola e à interação com amigos deles.

• Definir regras e cuidar para que sejam cumpridas garantirá que eles saibam dos direitos e deveres que todos os seres humanos têm em sociedade e deixar claro, em atitudes firmes e amorosas, que comportamentos corretos são valorizados e haverá alguma perda se as regras estabelecidas são quebradas.

• Com amor e limites, ambos demonstrados numa postura firme nas quais os pais também se lembram de respeitar “os combinados”, a criança se sentirá segura para agir corretamente também, pois ela aprende pelo exemplo.

• Evite que o cansaço e as variações de humor não sejam motivos para mudar todo dia regras acertadas no convívio familiar. Claro que, como humanos, às vezes perdemos o controle – e isso é normal – mas é possível evitar (ao máximo) gritar, xingar e bater e acusar a criança de coisas que não dependem dela ou que ela não poderia mudar.

• E aqui entra um outro modelo exemplar que vale manter na presença das crianças: cuide da relação que você vive com seu cônjuge, se for discutir algo, tente fazer sempre longe dos filhos.

Acima de tudo, guarde esta máxima: ame seus filhos pelo que eles são e não deixe de ter mente que os filhos não vêm ao mundo para preencher nossas expectativas.

A Equipe da 2 ª Etapa da Ed. Infantil agradece a participação dos pais e contamos com a paricipação de todos nas próximas reuniões.

domingo, 9 de maio de 2010



CONVITE - PAIS NA ESCOLA

A 2ª etapa da  Educaçao Infantil do ISERJ convida para um encontro de Pais com a seguinte proposta :

* debater sobre Características das crianças de 3 a 5 anos
* definir os temas sugeridos para serem discutidos ao longo do ano letivo

O evento tem como objetivo proporcionar a convivência entre família - escola  e entre famílias , na escola

 Dia 10 de maio - 2ª feira - horário de 8 h  às 9 h 30 min
 Dia 11 de maio - 3ª feira - horário de 14h às 15h 30 min

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!!!!

Orientação Educacional ( Orientadora  Celia)  em parceria com a Inclusão (Prof . Debora) e Equipe da Ed. Infantil

HOMENAGEM ÀS MÃES


           Homenagem às mães
As mães da Ed. Infantil receberam uma singela  homenagem  na entrada do turno da manhã e do turno da tarde  na seta-feira dia 7/05.
Sabemos que hoje em dia as famílias são diferentes,  que não são apenas as mães que cuidam das crianças e como temos a intenção de homenagear também essas pessoas ( avós, tias, pais.......) , esse ano a Ed. Infantil fará uma homenagem especial para toda as fanílias :   A FESTA DA FAMÍLIA.
Mas, não poderíamos  deixar essa data tão importante passar em branco por isso, deixamos aqui uma poesia em homenagem às mães!

SE TODAS AS COISAS FOSSEM MÃES
SYLVIA ORTHOFF

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas

Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada…

Nossa mãe fada seria.

Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,

Mãe vovó ou mãe titia,

Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa,

Cozinha, escreve, trabalha fora,

Ri, esquece, lembra e chora,

Traz remédio e sobremesa…~

Tem até pai que é "tipo mãe"...

 Esse, então é uma beleza !!!!!!!!!!!!!!!!

 Assim é minha mãe!!!!  

Feliz Dia das Mães !!!



EQUIPE DA ED. INFANTIL DO ISERJ


sexta-feira, 7 de maio de 2010

ANIVERSARIANTES DO MÊS



                               ANIVERSARIANTES DO MÊS

Na última 5 feira , dia 29 /04, comemoramos os aniversariantes do mês de abril.

O dia foi marcado por várias atividades  .

As crianças foram recebidas pelos bonecos ZÉ DENTUÇO E MARIA CHICOTA que contaram para as crianças a programação do dia.



As crianças assitiram a uma peça de teatro encenada pelos alunos de teatro do ISERJ:
JOMEU E RULIETA .




Após assistirem a peça de teatro, as crianças foram para a SALA DE JOGOS e participaram de uma atividade onde teriam que jogar o dado com o símbolo do ISERJ . Se saísse o símbolo, a criança ganharia logo o colar   PISCA-PISCA , que chamamos de COLAR DO PODER (  e com ele a criança se tornaria mais amiga, mais legal, mais gentil )  se  saísse a parte branca sem símbolo , as crianças disseram que  o amigo teria  a chance de jogar o dado  novamente, até sair o símbolo .



As crianças foram presenteadas com uma agenda do ISERJ e para oficializar essa entrega . Cada turma ganhou uma cartolina e os nomes das crianças daquela turma. A atividade tinha como objetivo, o reconhecimento do próprio nome, perceber o (a) colega que estava ausente e colar seu nome na cartolina.



Depois cantamos Parabéns e lanchamos !!!!!



FOI MAIS UM DIA BEM LEGAL !!!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010



PROJETO 2010



 Em virtude dos 130 anos do ISERJ  toda a escola está desenvolvendo o mesmo Projeto ISERJ -130 anos .
 A equipe da 2ª etapa da Ed. Infantil desde o ínício do ano em nossas reuniões pedagógicas se reuniu, refletiu sobre a justificativa   e propôs atividades para o desenvolvimento do projeto.
 
 No dia 5 de abril nossa escola já comemorou seus 130 anos  mas, as homenagens não se esgotaram  e durante todo o ano iremos resgatar com nossos alunos a sua importância .
 
 Nossos alunos precisam adquirir a consciência de que pertencem , de que fazem parte de uma escola e que essa escola tem uma história , que já existia antes deles  e que eles também estão construindo essa história .
 
               PROJETO : ISERJ 130 ANOS
CLIENTELA :  Alunos da 2 etapa da Ed. Infantil

DURAÇÃO : Aproximadamente durante o ano todo

JUSTIFICATIVA

Devido aos 130 anos do ISERJ , a sua importância como escola e por toda a sua história , houve uma proposta de que no ano de 2010 todos os segmentos desenvolvem atividades realcionadas ao projeto : ISERJ – 130 ANOS . Sendo assim,  nossos alunos precisam adquirir a consciência de que pertencem, de que fazem parte de uma escola e que essa escola tem uma história, que já existia antes deles e que eles também estão construindo essa história .

OBJETIVO GERAL

O referente projeto tem como objetivo o conhecimento do todo o espaço escolar partindo da Educação Infantil .

CONTEÚDOS

Ao longo do projeto serão exploradas as diferentes linguagens

* oral
* escrita
* gráfica
* musical
* corporal
* lógico-matemática
* socialização
* sociedade/escola
*meio ambiente ( recursos naturais)

DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos o projeto com o acolhimento dos nossos alunos buscando conhecer sua vivência através de relatos, pesquisas, questões direcionadas a relação intra e interpessoal do grupo( aluno, funcionários, pais e responsáveis) através de atividades e dinâmicas como forma de acolher, conhecer e valorizar as vivências dos nossos alunos.

Incluiremos em nossas atividades o conhecimento do espaço escolar não apenas da Ed. Infantil mas, da escola como um todo, nomeando e conhecendo os espaços da escola.

Comparar a evolução da escola através do tempo através de fotos e relatos .

O desenvolvimento do projeto se fará com as seguintes propostas:
* atividades lúdicas
* pesquisas
* experiências
*relatos
*culinária
*contação de histórias
* atividades de sensibilização que envolvam os sentidos
*visitas pedagógicas dentro e fora do espaço escolar

FONTES DE INFORMAÇÃO

* vídeos
* passeios
* pesquisa
*experiência
*reportagens
*troca de informações entre as turmas

SÍNTESE

Organização de todos os materias e atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

AVALIAÇÃO

Participação de todos na rotina da escola percebendo a importância da preservação da escola, fazendo-os ver e sentir como parte dessa escola.
Aprersentação das atividades desenvolvidas durante o projeto para outras turmas .