"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 23 de maio de 2010

SALA DE JOGOS




  SALA DE JOGOS LÓGICOS

   O  trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.

   O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

“O ensino da matemática contribui na formação do aluno como ser social. Isto só acontece,porém, quando o trabalho é orientado no sentido de estabelecer a relação aluno/ realidade social e quando possibilita a articulação efetiva desta disciplina com o cotidiano e com as demais áreas do conhecimento”.

  Em homenagem aos 130 anos do ISERJ, a Profª Leda  da Sala de Jogos Lógicos , planejou uma atividade para trabalhar com as crianças a noção de quantidade e comparação .
  Primeiramente a Profª Leda, fez um questionamento sobre a idade das crianças e registrou no gráfico.
  Depois que a atividade foi feita com os  alunos, a professora comparou a idade deles com a idade do ISERJ .
  Num outro momento as crianças pintaram uma vela e colaram no bolo coletivo para que pudessem perceber a noção de quantidade ( 130  velas) .



“Aprender matemática é aprender a pensar, a agir, a pesquisar e a buscar estratégia de soluções”. (SEE /P.B.E /1992).

Nenhum comentário: