"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 28 de fevereiro de 2010



A 1 ª semana de adaptação foi tranquila.

Os pais estiveram presentes na escola, alguns ansiosos ....(mais) até do que as crianças!


Para que essa semana fosse bem acolhedora , proporcionamos aos nossos alunos , algumas atividades diferentes incluindo uma sessão desenho com pipoca .



Durante a semana os professores puderam fazer entrevistas com os pais no intuito de conhecer melhor o seu aluno e sua família .

A confiança e a ajuda dos pais foi fundamental para a boa adaptação dos nossos alunos !!

O Início da vida Escolar

Desde o nascimento, a criança possui um contato afetivo e exclusivo, com seus pais e parentes, sendo o centro das atenções no conforto do seu lar, mas em um determinado momento estes pais ou responsáveis, colocam-se diante da necessidade do retorno ao trabalho ou de uma percepção que indica que é hora do seu filho explorar outros ambientes, que não sejam apenas o seu lar, a pracinha, a praia e a casa da vovó.

Chegou a hora!

(A Escola de Educação Infantil),que promove um atendimento pedagógico para crianças de 0 a 6 anos de idade, em seus aspectos físicos,psicológico e cognitivo, na perspectiva das interações sociais, estando assim qualificada para atender as suas expectativas.

Inicio do ano ou do segundo semestre, e a garotada volta as aulas, ai!Será que ele vai se adaptar?

A entrada de uma criança na escola requer um processo de adaptação gradual, constante e individualizado.Cada criança possui um histórico familiar, uns são mais agarrados com a mãe e torna esse processo difícil e doloroso, e outros já são mais sociáveis e extrovertidos, facilitando esse inicio de sua vida escolar.

Se houver uma interação e colaboração da equipe de profissionais da escola, com vocês pais, com certeza este momento acontecerá de forma mais tranqüila.

A adaptação é um processo que envolve toda a família, e a entrada da criança nesta instituição é o momento mais crítico dessa fase, pois tudo é diferente, e o momento é de separação e medo, medo do desconhecido. Quanto mais tranqüilos vocês estiverem e seguros, mais rápida será a adaptação do seu filho.

Comemore esta etapa do crescimento de sua criança, transmita a ela segurança sempre, não à deixe perceber sua angustia, os choros aparecerão, mas posicione-se firmemente.

Se à criança continuar insegura após um período de adaptação, consulte o professor sobre a possibilidade de você continuar acompanhando-a na salinha, pois estes primeiros dias serão assim. Sempre com a necessidade de um responsável se manter presente na escola.

Nas primeiras semanas por exemplo,à figura familiar o acompanhará durante algumas horinhas, que iram diminuindo gradativamente de acordo com a sua integração com a turminha e os seus professores.

E para que tudo ocorra da melhor forma possível, não esqueça de se informar sobre todo o trabalho pedagógico e linha filosófica da escola,pois elas precisam estar de acordo com suas expectativas e desejos

Autora: Elaine Hungria (Pedagoga e Psicopedagoga Institucional)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010



SR.RESPONSÁVEL,


estamos iniciando o ano letivo de 2010 sabendo o quanto esse momento é importante esse momento para a integração tranquila com o grupo, segue o quadro de horário para adaptação de nossos alunos .

HORÁRIOS DE ADAPTAÇÃO
DIA 22 ( 2 ª FEIRA)- MANHÃ 7:30h às 9:30h /TARDE 13:00h às 15:00h

DIA 23 ( 3 ª FEIRA) MANHÃ 7:30h às 9:30h /TARDE 13:00h às 15:00h

DIA 24 ( 4 ª FEIRA) MANHÃ 7:30h às 9:30h /TARDE 13:00h às 15:00h
DIA 25 ( 5 ª FEIRA) MANHÃ 7:30h às 10: 30h/TARDE 13:00 às 16 :00h

DIA 26 ( 6 ª FEIRA) MANHÃ 7:30h às 10: 30h /TARDE 13:00 às 16 :00h

A PARTIR DE 1º DE MARÇO, a saída será no horario normal, exceto para as crianças que ainda demonstrarem necessidade em continuar a adaptação.

VALE A PENA LER

Início das aulas: adaptação ao ambiente escolar!

Enfim, o início das aulas! Um momento que mistura alegria, ansiedade, novidade e choro! Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança e também dos pais!

A compreensão dos pais e das professoras com as crianças é a chave para que tudo ocorra bem.
As professoras, com carinho, cativam as crianças e apresentam a elas o novo ambiente, os pais precisam apoiar as professoras e transmitir a segurança de que a escola é um ambiente prazeroso, incentivando a criança a ficar nele, permitindo assim que ela interaja com as professoras e com a turma durante o período escolar.

Talvez em alguns casos seja necessário buscar a criança mais cedo, para algumas, é muito importante encontrar os pais na saída nos primeiros dias e não outros parentes. O medo de que os pais não voltem é o maior problema na adaptação das crianças, por isso prepare-se para estar antes do horário de saída na escola, nunca se atrase nesse período, pois essa lembrança certamente prejudicará a adaptação da criança.

Fonte:Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública
Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


No dia 8/2 a nossa escola esteve aberta para recepcionar os novos e antigos alunos.

Esse momento foi marcado pela fala da diretora Vera Petrungaro sobre as normas de funcionamento da escola, a apresentação da equipe e dos espaços da 2 ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ .


Depois, pais e alunos puderam conhecer melhor a professora de turma, bem como as salas e os professores de atividades e todas as dependências da escola.

No dia 9/ 2 houve uma reunião com a Direção e a Coordenação da escola no Teatro e logo após a palestra COMO RECEBER E SE RELACIONAR COM UMA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS com o Profº Mauro .





FOI MUITO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NESSES DOIS MOMENTOS .
O NOSSO MUITO OBRIGADA!!!
Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


"De tudo, ficaram três coisas:A certeza de que estamos sempre começando...A certeza de que precisamos continuar...A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto devemos:Fazer da interrupção um caminho novo...Da queda um passo de dança...Do medo, uma escada...Do sonho, uma ponte...Da procura, um encontro... "(Fernando Pessoa).

2010 FELIZ RECOMEÇO !!!


A alegria voltou a 2 ªetapa da Educação Infantil!
Estávamos com saudade dos nossos alunos e também com muita curiosidade em conhecer novos amigos.

Vamos então nos preparar para as descobertas, aprendizagens e desafios que vivenciaremos durante todo o ano letivo

À todos os nossos alunos, professores, funcionários e pais ... sejam muito BEM-VINDOS!!!

Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE 8 A 11/02

DIA 8/02 - ESCOLA ABERTA - Manhã -7:30 h

Tarde - 13:00 h

LOCAL: ED. INFANTIL


DIA 9/02 - * REUNIÃO COM A DIREÇÃO E A COORDENAÇÃO

HORÁRIO : 8:00 h - PARA OS PAIS DOS 2 TURNOS



LOCAL :TEATRO /AUDITÓRIO


* PALESTRA: COMO RECEBER E SE RELACIONAR COM UMA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS


HORÁRIO: 10:30h -PARA OS PAIS DOS 2 TURNOS


LOCAL: TEATRO/ AUDITÓRIO


OBS: NO DIA 9/2 - A REUNIÃO E A PALESTRA ACONTECERÃO APENAS NO TURNO DA MANHÃ .
CONHECENDO MELHOR O NOSSO ESPAÇO
NOSSO COTIDIANO

A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação.
Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores. Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança. Acolhida esta concepção de educação infantil, os profissionais deste segmento escolar do ISERJ, em anos de discussão, acompanhados de muitas dúvidas e ansiedades, vem buscando aproximar-se de uma proposta pedagógica que atenda as necessidades das crianças, baseando-se em estudos que reconheçam a especificidade do pensamento infantil e da forma como acontece o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem. Dentre textos, contribuições e vivências utilizadas para estudo optamos, ou há uma forte tendência, por seguir a linha epistemologia genética, formulada por Jean Piaget e pela teoria sócio - histórica , criada por Vigotsky. A teoria sócio-histórica, representa o modo como a aprendizagem, cultura e educação se encontram integrados e a epistemologia genética, apresenta uma teoria do desenvolvimento cognitivo, considerando as características do pensamento das crianças em cada estágio. Nesta perspectiva, os instrumentos, os materiais e a conexão dessas duas teorias nos foram despertado o sentido de uma orientação construtivista, pois nesta linha, encontramos o teor de nossa prática, uma vez que nos fundamentamos que a aprendizagem trata-se de um processo realizado, construído por cada pessoa à medida que age, física ou mentalmente, sobre as coisas que estão no mundo. O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. É uma concepção sobre a forma como acontece o aprendizado. Esta concepção contribui para a definição dos objetivos da educação e para a formulação da ação pedagógica. Compreendemos que o que uma criança é capaz de fazer e aprender dependerá da integração dos seguintes fatores: o estágio de desenvolvimento de pensamento que ela se encontra, suas condições sócio-afetivas e do conhecimento que ela pode construir em suas experiências anteriores.
A função do trabalho pedagógico na educação infantil é proporcionar a partir de atividades criadoras o desenvolvimento pleno da criança de sua potencialidade, criatividade, sensibilidade e senso crítico, além de possibilitar o acesso aos conhecimentos historicamente construídos e sistematizados pelo homem. Utilizando diversas linguagens, materiais diversos e partindo de situações concretas, facilitamos esse encontro da criança com o fazer criativo.
EQUIPE PEDAGÓGICA

A equipe pedagógica é constituída por professores de turmas, de atividades, substitutos, coordenador do segmento, coordenadores de turnos, orientador pedagógico, orientador educacional e fonoaudiólogo que se reúnem no “Centro de Estudo” uma vez por semana para estudo, planejamento coletivo, acompanhamento de alunos, avaliação e, também, com os demais funcionários uma vez ao mês em horário de tempo integral com suspensão de aula.
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS


O nosso trabalho é realizado em esquema de rodízio em ambientes adequados a cada atividade, tendo uma sala como referência utilizada para cada duas turmas. Assim, conseguimos equiparmelhor cada ambiente sem dispersar o material em salas de uso exclusivo. A maior parte do espaço escolar é comum a todos os alunos e com isso ampliamos a ocupação e facilitamos a socialização. Temos salas para as atividades, como: Música, Centro de Multimeios, Multimídia, Jogos Lógicos e Brinquedoteca.

FORMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Entendemos que a avaliação seja um acordo entre todos os envolvidos no processo pedagógico e sirva também como indicador da mudança de estratégias para criar um novo rumo na relação ensino e aprendizagem. A avaliação é feita através de observações de todas as atividades individuais e de grupo que são discutidas e registradas nas reuniões da equipe pedagógica, para entregar ao seu professor subseqüente. A comunicação aos pais é feita em cada semestre em forma de Relatórios de Grupo e Individual.
O MUNDO A NOSSA VOLTA

Fazendo parte do processo educacional que estamos inseridos em relação a tudo que nos cerca, buscamos trazer para o nosso dia-a-dia em sala de aula as informações que recebemos através dos jornais, revistas, televisão, Internet, os diversos profissionais, os museus, os parques, as exposições, os movimentos culturais, sociais e políticos que nos chegam e que devemos utilizar pedagogicamente. Através dessas atividades vamos facilitar o entendimento e valorizar o nosso cotidiano.

PROFESSORES

Cada turma possui 1 professor que acompanha em todas as atividades e professores de atividades (que atendem a todas as turmas do segmento no turno da manhã e da tarde, e cada grupo separadamente em horários pré - determinados): Música, Centro de Multimeios que desenvolve um trabalho com Histórias Infantis, Educação Física, Brinquedoteca e Jogos Lógicos.
PESSOAL DE APOIO

O pessoal de apoio do nosso seguimento é constituído de :duas merendeiras, uma auxiliar de merenda, dois inspetores, dois auxiliares de serviços gerais.
SALA DE AULA

A sala de aula é o local onde se sintetiza e se organiza o conteúdo das vivências, (leituras, vídeos, histórias, experiências, entrevistas, visitas, passeios, festas, exposições, utilizações de materiais) com os mais variados registros feitos pelo professor da turma.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


* A criança é um sujeito interativo que aprende através da interação com o outro (outras crianças e outros adultos).


* A Educação Infantil é um espaço de construção do conhecimento e não de preparação para a escola.

* A Educação Infantil deve garantir às crianças a possibilidade de lidar, de usar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, gráfica, escrita, etc.

* Os conteúdos trabalhados precisam ser significativos e fazer sentido para as crianças e professores. Precisam estar interligados com o que acontece dentro e fora da escola.

* As atividades realizadas precisam ser instigantes para as crianças. Precisam ter problemas a resolver e decisões a tomar. Precisam possibilitar que as crianças avancem na construção e apropriação de novos conhecimentos.

* O professor precisa estar “aberto” para o novo. Precisa perceber que não detém todo conhecimento. Não é “dono da verdade”. Ele não é o único informante na sala de aula. Não sonegar informação para as crianças.

* A criança deve ser estimulada a ousar e não ter medo de errar. O erro deve ser fonte de autoconhecimento e auto-afirmação. Sabendo que ainda não sabe, a criança identifica o que já sabe e o que deseja vir a saber.

* A Educação Infantil pode e deve ser um ambiente alfabetizador onde as crianças, desde muito cedo, possam construir e testar hipóteses sobre a linguagem escrita.

* A criança pode utilizar diferentes tipos de letras. É importante que a professora garanta que a criança lide com todos os tipos: imprensa, cursiva. Já descobrimos que no início, a letra de imprensa facilita a leitura e identificação para a criança.

* A Educação Infantil deve ser um espaço que garanta a professora prazer em ensinar à criança prazer em aprender.

* O professor precisa ser sujeito da sua ação pedagógica. Precisa ter a coragem de ousar e de criar, pois só assim verá os seus alunos como sujeitos do seu aprendizado.

A 2ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ atende as turmas de Infantil IV ( 3 anos) e Infantil V ( 4 anos).
Além das salas de aula, contamos também com atividades como:
Sala do CEM( histórias), Sala de Jogos Lógicos , Sala de Música, Brinquedoteca, Multimídia e Capoeira.

Além desses espaços, contamos também com o nosso parquinho que foi pintado e ganhou grama sintética.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO

SR. RESPONSÁVEL,

Para mantermos a harmonia da nossa escola, esteja sempre atento aos ítens abaixo:
1. Horário: manhã 07h 30min ás 12h e tarde 13h às 17h 30min

1.1 HAVERÁ UM LIMITE DE 15 MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA O ATRASO NA ENTRADA E NA SAÍDA DAS CRIANÇAS. QUANDO CHEGAR APÓS ESSE HORÁRIO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA À TURMA E O RESPONSÁVEL DEVERÁ DIRIGIR-SE A COORDENAÇÃO.
APÓS 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA ESSE ATRASO SERÁ REGISTRADO E SE FOR CONSTANTE, O RESPONSÁVEL CHAMADO À ESCOLA.

1.2. Usufruirão de horário diferenciado:
Filhos de professores, alunos e funcionários do ISERJ, que comprovem através de declaração, o período em que estão em atividade no Instituto.

2. Os alunos frequentarão a escola devidamente uniformizados.
2.1. O uniforme consta de :
*Short ou calça comprida azul-marinho, tênis preto e meia branca
*Blusa branca de manga curta com gola e punhos azul-marinho ou camiseta branca sem manga com nome da criança na frente.
* Agasalho aberto na frente com zíper, todo azul-marinho
OBS: A CRIANÇA DEVERÁ TER SEMPRE NA MOCHILA UMA MUDA DE ROUPA, DE PREFERÊNCIA O UNIFORME.

3. Uma vez ao mês as aulas serão suspensas para a realização de reuniões pedagógicas com os professores do 1º e 2 º turno.

4. As reuniões de responsáveis serão informadas antecipadamente.

5. As atividades da Ed. Infantil 2 ª etapa poderão ser suspensas nos seguintes casos: falta d'água,dedetização,desratização ou quaisquer outras situações que comprometam a higiene, segurança e operacionalização do funcionamento escolar.

6. Aniversários serão comemorados ao término de cada mês.

7. A criança que pegar a criança na Ed. Infantil 2 ª etapa, deverá ser o responsável ou alguma outra devidamente autorizada por ele mediante um documento escrito na caderneta.
8. Na Ed. Infantil 2 ª etapa não está previsto trancamento de matrícula.

9. É necessária a atualização de endereços e telefones dos responsáveis pela criança, na agenda da criança e na Coordenação.

10. Todo o material individual deverá ser marcado com nome do aluno.

11. Criança que apresentar doenças infecto-contagiosas, será afastada e só retornará mediante autorização, por escrito do médico assistente.

12. Casos de Pediculose ( piolho) , afastarão a criança por 3(três) dias para tratamento.

13. Não é necessário que a criança traga lanche de casa, pois a escola oferece merenda diariamente.

14. Permissão para passeios com a turma, só poderá ocorrer com a autorização , por escrito, do responsável.

15. Em caso de mal-estar ou qualquer alteração com a criança, o responsável será comunicado por telefone e aviso na agenda.

OBS: O segmento não realiza ligação para celular.

16. Em caso de acidente, o responsável será comunicado e deverá comparecer imediatamente a escola.

17. No decorrer do período letivo, poderão ocorrer atividades pedagógicas ou extra curricular nas quais solicitaremos uma colaboração de acordo com o evento.

18. Solicitamos sua prévia autorizaçãopara o uso de fotos ou imagens para utilização em brindes personalizados ou em desenvolvimento de trabalhos e pesquisas pedagógicas.
Depois de merecidas férias..... a volta às aulas. Conquistar nosso aluno não é apenas, efetuar a sua matrícula e pronto. É agora que tudo vai começar..... Depois da escola aberta aos pais e alunos , preparamos uma semana especial para que pudéssemos estabelecer uma relação de confiança e reforçar vínculos afetivos entre aluno / escola / família / professores.

domingo, 7 de fevereiro de 2010



"De tudo, ficaram três coisas:A certeza de que estamos sempre começando...A certeza de que precisamos continuar...A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto devemos:Fazer da interrupção um caminho novo...Da queda um passo de dança...Do medo, uma escada...Do sonho, uma ponte...Da procura, um encontro... "(Fernando Pessoa).

2010 FELIZ RECOMEÇO !!!


A alegria voltou a 2 ªetapa da Educação Infantil!
Estávamos com saudade dos nossos alunos e também com muita curiosidade em conhecer novos amigos.

Vamos então nos preparar para as descobertas, aprendizagens e desafios que vivenciaremos durante todo o ano letivo

À todos os nossos alunos, professores, funcionários e pais ... sejam muito BEM-VINDOS!!!

Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE 8 A 11/02

DIA 8/02 - ESCOLA ABERTA - Manhã -7:30 h

Tarde - 13:00 h

LOCAL: ED. INFANTIL


DIA 9/02 - * REUNIÃO COM A DIREÇÃO E A COORDENAÇÃO

HORÁRIO : 8:00 h - PARA OS PAIS DOS 2 TURNOS



LOCAL :TEATRO /AUDITÓRIO


* PALESTRA: COMO RECEBER E SE RELACIONAR COM UMA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS


HORÁRIO: 10:30h -PARA OS PAIS DOS 2 TURNOS


LOCAL: TEATRO/ AUDITÓRIO


OBS: NO DIA 9/2 - A REUNIÃO E A PALESTRA ACONTECERÃO APENAS NO TURNO DA MANHÃ .

CONHECENDO MELHOR O NOSSO ESPAÇO
NOSSO COTIDIANO

A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação.
Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores. Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança. Acolhida esta concepção de educação infantil, os profissionais deste segmento escolar do ISERJ, em anos de discussão, acompanhados de muitas dúvidas e ansiedades, vem buscando aproximar-se de uma proposta pedagógica que atenda as necessidades das crianças, baseando-se em estudos que reconheçam a especificidade do pensamento infantil e da forma como acontece o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem. Dentre textos, contribuições e vivências utilizadas para estudo optamos, ou há uma forte tendência, por seguir a linha epistemologia genética, formulada por Jean Piaget e pela teoria sócio - histórica , criada por Vigotsky. A teoria sócio-histórica, representa o modo como a aprendizagem, cultura e educação se encontram integrados e a epistemologia genética, apresenta uma teoria do desenvolvimento cognitivo, considerando as características do pensamento das crianças em cada estágio. Nesta perspectiva, os instrumentos, os materiais e a conexão dessas duas teorias nos foram despertado o sentido de uma orientação construtivista, pois nesta linha, encontramos o teor de nossa prática, uma vez que nos fundamentamos que a aprendizagem trata-se de um processo realizado, construído por cada pessoa à medida que age, física ou mentalmente, sobre as coisas que estão no mundo. O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. É uma concepção sobre a forma como acontece o aprendizado. Esta concepção contribui para a definição dos objetivos da educação e para a formulação da ação pedagógica. Compreendemos que o que uma criança é capaz de fazer e aprender dependerá da integração dos seguintes fatores: o estágio de desenvolvimento de pensamento que ela se encontra, suas condições sócio-afetivas e do conhecimento que ela pode construir em suas experiências anteriores.
A função do trabalho pedagógico na educação infantil é proporcionar a partir de atividades criadoras o desenvolvimento pleno da criança de sua potencialidade, criatividade, sensibilidade e senso crítico, além de possibilitar o acesso aos conhecimentos historicamente construídos e sistematizados pelo homem. Utilizando diversas linguagens, materiais diversos e partindo de situações concretas, facilitamos esse encontro da criança com o fazer criativo.
EQUIPE PEDAGÓGICA

A equipe pedagógica é constituída por professores de turmas, de atividades, substitutos, coordenador do segmento, coordenadores de turnos, orientador pedagógico, orientador educacional e fonoaudiólogo que se reúnem no “Centro de Estudo” uma vez por semana para estudo, planejamento coletivo, acompanhamento de alunos, avaliação e, também, com os demais funcionários uma vez ao mês em horário de tempo integral com suspensão de aula.
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS


O nosso trabalho é realizado em esquema de rodízio em ambientes adequados a cada atividade, tendo uma sala como referência utilizada para cada duas turmas. Assim, conseguimos equiparmelhor cada ambiente sem dispersar o material em salas de uso exclusivo. A maior parte do espaço escolar é comum a todos os alunos e com isso ampliamos a ocupação e facilitamos a socialização. Temos salas para as atividades, como: Música, Centro de Multimeios, Multimídia, Jogos Lógicos e Brinquedoteca.
FORMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Entendemos que a avaliação seja um acordo entre todos os envolvidos no processo pedagógico e sirva também como indicador da mudança de estratégias para criar um novo rumo na relação ensino e aprendizagem. A avaliação é feita através de observações de todas as atividades individuais e de grupo que são discutidas e registradas nas reuniões da equipe pedagógica, para entregar ao seu professor subseqüente. A comunicação aos pais é feita em cada semestre em forma de Relatórios de Grupo e Individual.
O MUNDO A NOSSA VOLTA

Fazendo parte do processo educacional que estamos inseridos em relação a tudo que nos cerca, buscamos trazer para o nosso dia-a-dia em sala de aula as informações que recebemos através dos jornais, revistas, televisão, Internet, os diversos profissionais, os museus, os parques, as exposições, os movimentos culturais, sociais e políticos que nos chegam e que devemos utilizar pedagogicamente. Através dessas atividades vamos facilitar o entendimento e valorizar o nosso cotidiano.

PROFESSORES

Cada turma possui 1 professor que acompanha em todas as atividades e professores de atividades (que atendem a todas as turmas do segmento no turno da manhã e da tarde, e cada grupo separadamente em horários pré - determinados): Música, Centro de Multimeios que desenvolve um trabalho com Histórias Infantis, Educação Física, Brinquedoteca e Jogos Lógicos.
PESSOAL DE APOIO

O pessoal de apoio do nosso seguimento é constituído de :duas merendeiras, uma auxiliar de merenda, dois inspetores, dois auxiliares de serviços gerais.
SALA DE AULA

A sala de aula é o local onde se sintetiza e se organiza o conteúdo das vivências, (leituras, vídeos, histórias, experiências, entrevistas, visitas, passeios, festas, exposições, utilizações de materiais) com os mais variados registros feitos pelo professor da turma.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


* A criança é um sujeito interativo que aprende através da interação com o outro (outras crianças e outros adultos).

* A Educação Infantil é um espaço de construção do conhecimento e não de preparação para a escola.

* A Educação Infantil deve garantir às crianças a possibilidade de lidar, de usar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, gráfica, escrita, etc.

* Os conteúdos trabalhados precisam ser significativos e fazer sentido para as crianças e professores. Precisam estar interligados com o que acontece dentro e fora da escola.

* As atividades realizadas precisam ser instigantes para as crianças. Precisam ter problemas a resolver e decisões a tomar. Precisam possibilitar que as crianças avancem na construção e apropriação de novos conhecimentos.

* O professor precisa estar “aberto” para o novo. Precisa perceber que não detém todo conhecimento. Não é “dono da verdade”. Ele não é o único informante na sala de aula. Não sonegar informação para as crianças.

* A criança deve ser estimulada a ousar e não ter medo de errar. O erro deve ser fonte de autoconhecimento e auto-afirmação. Sabendo que ainda não sabe, a criança identifica o que já sabe e o que deseja vir a saber.

* A Educação Infantil pode e deve ser um ambiente alfabetizador onde as crianças, desde muito cedo, possam construir e testar hipóteses sobre a linguagem escrita.

* A criança pode utilizar diferentes tipos de letras. É importante que a professora garanta que a criança lide com todos os tipos: imprensa, cursiva. Já descobrimos que no início, a letra de imprensa facilita a leitura e identificação para a criança.

* A Educação Infantil deve ser um espaço que garanta a professora prazer em ensinar à criança prazer em aprender.

* O professor precisa ser sujeito da sua ação pedagógica. Precisa ter a coragem de ousar e de criar, pois só assim verá os seus alunos como sujeitos do seu aprendizado.

A 2ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ atende as turmas de Infantil IV ( 3 anos) e Infantil V ( 4 anos).
Além das salas de aula, contamos também com atividades como:
Sala do CEM( histórias), Sala de Jogos Lógicos , Sala de Música, Brinquedoteca, Multimídia e Capoeira.

Além desses espaços, contamos também com o nosso parquinho que foi pintado e ganhou grama sintética.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO

SR. RESPONSÁVEL,

Para mantermos a harmonia da nossa escola, esteja sempre atento aos ítens abaixo:
1. Horário: manhã 07h 30min ás 12h e tarde 13h às 17h 30min

1.1 HAVERÁ UM LIMITE DE 15 MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA O ATRASO NA ENTRADA E NA SAÍDA DAS CRIANÇAS. QUANDO CHEGAR APÓS ESSE HORÁRIO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA À TURMA E O RESPONSÁVEL DEVERÁ DIRIGIR-SE A COORDENAÇÃO.
APÓS 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA ESSE ATRASO SERÁ REGISTRADO E SE FOR CONSTANTE, O RESPONSÁVEL CHAMADO À ESCOLA.

1.2. Usufruirão de horário diferenciado:
Filhos de professores, alunos e funcionários do ISERJ, que comprovem através de declaração, o período em que estão em atividade no Instituto.

2. Os alunos frequentarão a escola devidamente uniformizados.
2.1. O uniforme consta de :
*Short ou calça comprida azul-marinho, tênis preto e meia branca
*Blusa branca de manga curta com gola e punhos azul-marinho ou camiseta branca sem manga com nome da criança na frente.
* Agasalho aberto na frente com zíper, todo azul-marinho
OBS: A CRIANÇA DEVERÁ TER SEMPRE NA MOCHILA UMA MUDA DE ROUPA, DE PREFERÊNCIA O UNIFORME.

3. Uma vez ao mês as aulas serão suspensas para a realização de reuniões pedagógicas com os professores do 1º e 2 º turno.

4. As reuniões de responsáveis serão informadas antecipadamente.

5. As atividades da Ed. Infantil 2 ª etapa poderão ser suspensas nos seguintes casos: falta d'água,dedetização,desratização ou quaisquer outras situações que comprometam a higiene, segurança e operacionalização do funcionamento escolar.

6. Aniversários serão comemorados ao término de cada mês.

7. A criança que pegar a criança na Ed. Infantil 2 ª etapa, deverá ser o responsável ou alguma outra devidamente autorizada por ele mediante um documento escrito na caderneta.
8. Na Ed. Infantil 2 ª etapa não está previsto trancamento de matrícula.

9. É necessária a atualização de endereços e telefones dos responsáveis pela criança, na agenda da criança e na Coordenação.

10. Todo o material individual deverá ser marcado com nome do aluno.

11. Criança que apresentar doenças infecto-contagiosas, será afastada e só retornará mediante autorização, por escrito do médico assistente.

12. Casos de Pediculose ( piolho) , afastarão a criança por 3(três) dias para tratamento.

13. Não é necessário que a criança traga lanche de casa, pois a escola oferece merenda diariamente.

14. Permissão para passeios com a turma, só poderá ocorrer com a autorização , por escrito, do responsável.

15. Em caso de mal-estar ou qualquer alteração com a criança, o responsável será comunicado por telefone e aviso na agenda.

OBS: O segmento não realiza ligação para celular.

16. Em caso de acidente, o responsável será comunicado e deverá comparecer imediatamente a escola.

17. No decorrer do período letivo, poderão ocorrer atividades pedagógicas ou extra curricular nas quais solicitaremos uma colaboração de acordo com o evento.

18. Solicitamos sua prévia autorizaçãopara o uso de fotos ou imagens para utilização em brindes personalizados ou em desenvolvimento de trabalhos e pesquisas pedagógicas.
Depois de merecidas férias..... a volta às aulas. Conquistar nosso aluno não é apenas, efetuar a sua matrícula e pronto. É agora que tudo vai começar..... Depois da escola aberta aos pais e alunos , preparamos uma semana especial para que pudéssemos estabelecer uma relação de confiança e reforçar vínculos afetivos entre aluno / escola / família / professores.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


Esse texto retrata bem o trabalho que é desenvolvido na Ed. Infantil .
Vale a pena ler , pensar e re-pensar!!!! e VALORIZAR !!!!
CARTA DE UMA CRIANÇA DO MATERNAL:

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos ,Por favor, não diga que estou apenas brincando,Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.

Quando estou me fantasiando,Arrumando a mesa e cuidando das bonecas.Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando.Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.Eu posso ser mãe ou pai algum dia.


Quando estou pintando até os cotovelos,Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,Por favor, não diga que estou apenas brincando,Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.Estou expressando e criandoEu posso ser artista ou inventor algum dia.


Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.Porque enquanto brinco, estou aprendendo.Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.Eu posso estar numa empresa algum dia.


Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.Eu posso ser um chefe algum dia.


Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo.Por favor, não diga que estou apenas brincando.Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.E eu digo: eu brinquei.Por favor, não me entenda mal. Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo.Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.Eu estou me preparando para o amanhã.

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar."
FONTE : BLOG PROF NATHALIA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010



Não é raro encontrar pais que desvalorizam a pré-escola, dizendo que a criança vai lá só para brincar.
As brincadeiras deveriam ser consideradas atividades sérias .
Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que ele fosse, o que a preocupa e os problemas que a cercam.
Através do brincar, a criança pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e inteligência. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam sofrem bloqueios e rupturas em seus processos mentais.
Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e não pode ser feito, aprende que existem regras que devem ser respeitadas, se quer ter amiguinhos para brincar e, principalmente, aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar em outro amanhã.
Uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem; se seus pais não a deixam brincar, eles também não estão bem.


Finalmente, o brincar pode funcionar como um espaço através do qual a criança deixa sair sua angústia, aprende a lidar com a separação, o crescer, a autonomia, os limites.

Lembrando as palavras de Winnicott: "É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação."

VALORIZANDO O TRABALHO DA ED. INFANTILAPRENDER BRINCANDO

Brincar é coisa séria!!

Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.

A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família.

Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…

Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.



Etapas:
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.

A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.


Fonte: Dra. Sandra Kraft do Nascimento Publicação: Janeiro- Edição: 3