Projeto CARAMINHOLAS
AN0 2015
Um mundo de idéias, imaginação e
muita criatividade.
“ Escutei uma palavra que me pôs
a matutar. Uma coisa diferente! Me deu muito o que pensar... Pra você ter uma
base, eu quase fundo a cachola, pois disseram que a cabeça sempre tem
caraminhola! E essa, agora? Vive dentro da cabeça, dá pra fundir a cachola... O
que será que pode ser essa tal... CA-RA-MI-NHO-LA?! “
Temas
abordados :
No
caminho das águas, sobre os animais, no sítio do pica-pau amarelo, nos cuidados
com os brinquedos, nas cantorias, nos plantios, nos espaços interativos etc.
Justificativa:
Iniciamos
o ano letivo com a implementação da Educação Infantil Integral, uma nova
experiência que exigiu de todos uma longa adaptação ao novo processo, já
que corríamos o risco de perder todos os docentes contratados de uma
única vez, em 28 de maio. Surgiram no campo de atuação inúmeras questões e
abordagens: A importância da água, a poluição, as secas, a energia, as chuvas,
a lagarta, o casulo e a metamorfose da borboleta, o voo, as asas, suas
cores e padronagens, as comemorações dos aniversariantes do mês, a mensagem da
bruxa no celular, a armadilha de teia de aranha saída da fantasia do homem
aranha da brinquedoteca, o presente misterioso, a visita da Cuca, os detetives
azuis, as histórias inventadas pelas turmas e ilustradas pelo desenhista e
caricaturista , a Aranha Arranha, sua tradutora e assistente Aramis
com seus modelitos produzidos com materiais retirados do lixo para serem
reutilizados, o aparecimento do filósofo no grupo do PIBID ( Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) provocando nas crianças a
construção de perguntas fáceis e difíceis, nas aulas de música as cantorias, nas
experiências de leitura e escrita as histórias de sapos, de bichos, de
príncipes e princesas, recebemos a visita surpresa da Bela Adormecida,
construíram experiências com massinhas caseiras, com pinturas, nas salas
interativas entre outras questões e abordagens fizeram surgir o projeto
Caraminholas, que tem a sugestão de estimular e explorar as inteligencias
Múltiplas das crianças.
O Projeto parte dos acontecimentos para abordar de forma lúdica e
concreta os diversos temas surgidos na experiência da aprendizagem pelos
sentidos. A idéia central é a de estimular na criança a inteligência que
traz como carro chefe possibilitando conexões com outras inteligências
ampliando a rede de saberes, construindo um sujeito coletivo mais potente na
construção de sua competências e habilidades.
Competências
e habilidades:
Estimular e ampliar as relações
intrapessoais e interpessoais, a concentração, a ampliação do vocabulário, o
desenvolvimento do grafismo, a psicomotricidade restrita e ampla, os direitos e
deveres, as conexões de olho e mão, a expressão corporal, o corpo e a
aprendizagem lúdica, recorte colagens, desenhos, pinturas, dança, Livro
infantil brinca com palavra “enrolada” usando métrica e rima
A infância é um período da vida marcado
pela curiosidade e pelos questionamentos. É esse o mote de
"Caraminholas", resultado da parceria entre a escritora Bel Assunção
Azevedo e o ilustrador Cláudio Martins, lançamento infantil da Autêntica
Editora. Brincando com ritmos e sonoridades, o livro traz a saga de um pequeno
pensador em busca do significado de uma palavra que lhe tirou o sossego.
A história
começa quando o garoto se depara com a palavra “caraminhola” e não consegue
entender seu significado. Será uma mistura pura de caracol com piolho? Será que
é um bicho estranho que se arrasta pelo chão? Empenhado em descobrir, vai
atrás da professora, do pai e da mãe, mas os adultos não lhe dão a devida
atenção.
As ilustrações dialogam com o enredo envolvente,
em que o menino pula entre divagações, bichos, ideias e pensamentos, mostrando
a mente ativa de uma criança, numa linguagem divertida, repleta de rimas e
ritmo: “Para você ter uma base, eu quase fundo a cachola, pois disseram que a
cabeça sempre tem caraminhola”. A busca só chega ao fim quando o narrador
encontra o dicionário e mais uma lista de palavras novas para estimular sua
imaginação e curiosidade.
Mas nosso investigador não entrega facilmente a
resposta: desafia seu pequeno leitor a se familiarizar com o dicionário,
conhecer palavras novas e começar a própria busca pelo conhecimento.
Sobre a autora – Bel Assunção Azevedo descobriu o prazer da leitura muito
cedo, mas o mundo da literatura só foi fazer parte do seu dia-a-dia quando teve
a oportunidade de trabalhar com o pai, o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo.
Um dia, conversando com ele, teve a ideia de escrever algo sobre palavras
enroladas, e “caraminholas” foi a primeira que lhe veio à cabeça. Na época, Bel
experimentava escrever com métrica e rimas, e descobriu um ritmo interessante
para a leitura oral. Suas caraminholas, então, se transformaram em
livros.
Sobre o ilustrador – Cláudio Martins estudou Desenho Industrial e durante
muitos anos trabalhou em projetos de tecnologia, meio ambiente e cultura, além
de circular por jornais e revistas. Mas considerava o mundo adulto sem
imaginação, sem fantasia e sem criatividade; então, resolveu mergulhar de cara
e coração na literatura infantil. Para ele, ser criança é muito mais que um
estado de espírito: é um estado de inteligência.
As inteligências
Gardner iniciou a formulação da ideia de
"inteligências múltiplas" com a publicação da obra "The
Shattered Mind" (1975). Mais tarde, conceituou a inteligência como "um potencial biopsicológico para processar
informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas
ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura".
Em um processo mais recente de revisão de sua teoria, Gardner
acrescentou a "Inteligência Naturalista" à lista original. O mesmo
não ocorreu com a chamada "Inteligência Existencial" ou
"Inteligência Espiritual". Embora o autor se sinta interessado por
este nono tipo, conclui que "o fenômeno é suficientemente
desconcertante e a distância das outras inteligências suficientemente grande
para ditar prudência - pelo menos por ora" – concluiu na sua obra
"Inteligência: um conceito reformulado" (2001).
= Gardner sustenta que as inteligências não são objetos que
possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados,
dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis
nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas
famílias, seus professores e outros. inteligencia é estudar.
Estabelecidos os critérios acima, a pesquisa identificou e
descreveu sete tipos de inteligência nos seres humanos, e, no
início da década de 1980, obteve grande eco no campo
da educação. Posteriormente foram
acrescentadas à lista original as inteligências de tipo "naturalista"
e "existencial":
Lógico-matemática
A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações,
discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para
raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem
esta característica.
Linguística
Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e
pelas palavras e por um desejo em os explorar. É
predominante em poetas, escritores, e linguistas, como T. S. Eliot, Noam Chomsky, J. R. R. Tolkien, W. H. Auden, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Haruki Murakami, George R.R. Martin, entre outros.
usical
Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais,
executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também
escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências,
como a lingüística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em
compositores, maestros, músicos, críticos de música como por exemplo, Ludwig van Beethoven, Leonard Bernstein, Midori, John Coltrane, Mozart, Maria Callas.
Espacial
Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com
precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências
visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escul tores, cartógrafos,
geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, como por
exemplo Alexander von Humboldt,Michelangelo, Frank Lloyd Wright, Garry Kasparov, Louise Nevelson, Helen Frankenthaler, Oscar Niemeyer, Marco Polo.
Corporal-cinestésica
Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar
movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes, como por exemplo Cristiano Ronaldo, Marcel Marceau, Martha Graham, Michael Jordan, Pelé, Eusébio, Messi, Sébastien
Loeb.
Intrapessoal
Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara
inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de
neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações,
estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse,
entre outros diversos comandos de vida que permite a pessoa identificar hábitos
inconscientes e transformá-los em atitudes conscientes.
Interpessoal
Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e
desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e
professores, como por exemplo o Mahatma Gandhi e Adolf Hitler .
Naturalista
Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os
objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar
plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de
fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes. É característica de biólogos,
geólogos mateiros, por exemplo. São exemplos deste tipo de inteligência Charles Darwin, Rachel Carson, John James Audubon, Thomas Henry Huxley.
Existencial
Investigada no terreno ainda do "possível", carece de
maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões
fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de
pensadores filosóficos como por exemplo Jean-Paul Sartre, Søren A. Kierkegaard, Frida Kahlo, Alvin Ailey, Margaret Mead, Bento XVI e o Dalai Lama.
Conteúdo do programático:
Artes-
Pontos, Linhas, cores primárias, misturas das cores,
massinha, argila, recortes e colagens, trabalhos com sucatas, formas
geométricas,
Movimento-
Lineares, circulares, expressão corporal, dança, brincadeiras
cantadas e dançadas, ritmos corporais, equilíbrio, monólogos corporais,
diálogos corporais,
Natureza e Sociedade-
Experiência com as lagartas, com as folhas, pedras, com a água,
com terrário, com areia, horta, jardinagem,
Matemática-
Blocos lógicos, tangran, jogos montessorianos, jogos de formas
geométricas, estruturas com blocos de madeiras, jogos de montagens,
Música- Percepção auditiva, ritmos, experiências com
sonoridades,
Experiências de leitura e escrita-
Contação de histórias, leitura de histórias, criando histórias
coletivas, dramatização de histórias com fantoches,
Recursos e estratégias:
TV, vídeos, aparelho de som, dvd, cds, papeis de variadas
texturas, cores e tamanhyos, giz cera, fitas, reálias, jornais, revistas,
tesouras, colas, tintas, tubos de papeis, roupas, chapéus, espelhos, papelão,
grampeadores, fita durex, crepe, dupla face, câmera, livros,
ACONTECIMENTOS DESDOBRAMENTOS E PRODUÇÕES
Reunião com os responsáveis e escola aberta para
visitação, processo das adaptações das crianças, responsáveis e da equipe em
geral, organização do calendário e horários, a importância da água, a poluição,
as secas, a energia, as chuvas, a lagarta, o casulo e a metamorfose da
borboleta, o voo, as asas, suas cores e padronagens, as comemorações dos
aniversariantes do mês;
Apresentação da proposta pedagógica de 2015, conversas
com as turmas e os responsáveis sobre questões importantes da escola,
aniversariantes do mês e o aniversário do ISERJ, a mensagem da bruxa no
celular, a armadilha de teia de aranha saída da fantasia do homem aranha da
brinquedoteca, o presente misterioso;
Aniversariantes do mês, a visita da Cuca, os
detetives azuis, as histórias inventadas pelas turmas e ilustradas pelo desenhista
e caricaturista , a chegada da Emília e do Visconde de Sabugosa;A chegada
da Aranha Arranha e sua tradutora e assistente Aramis com seus
modelitos produzidos com materiais retirados do lixo para serem reutilizados, a
plantação do milho, das acerolas, festivais de teatro;
Festa
da colheita do milho, cantorias e danças, aniversariantes do mês;
Festa da família, folclore, dramatizações, cantorias e danças,
experiências com música, com ciência, com Artes, com Biólogo, invasões de
territórios no ISERJ: Rádio, laboratório de Química, de Biologia, de Física;
Aulas passeios: no Sesc, no Zoológico, na praia, no supermercado,
aniversariante do mês, as famílias participando das experiências;
Semana Cultural, produção artística, projeto integração,
aniversariantes do mês;
As Caraminholas por aí, produções criativas; aniversariantes;
Festa de Encerramento, danças e cantorias;
AVALIAÇÃO:
Será realizada durante e ao final do processo através de
observações, de escutas e dos registros no caderno de bordo, documentação por
fotos e vídeos, relatórios de encaminhamentos para o SOE, relatório geral da
turma e específico da criança.
BIBLIOGRAFIA:
GARDENER Howard – Inteligências Múltiplas-
São Paulo: Artmed. 2005
ALMEIDA DE , Fernanda Lopes e Linares, Alcy- A
curiosidade premiada. São Paulo: Editora ática.1986
ALMEIDA DE, Fernanda Lopes – A Fada que tinha idéias.
São Paulo: Editora FTD. 2003
MACHADO, Ana Maria- De que cor é o vento? São
Paulo: Editora FTD. 2012
MUNDURUKU, Daniel. Sabedoria da águas. São Paulo:
Editora Global. 2004
BRITO, Alexandre. Museu Desmiolado. São Paulo: Projeto editora.
2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário