"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 30 de novembro de 2014

INTEGRAÇÃO - CRECHE / ANOS INICIAIS


 No intuito de favorecer a integração com a equipe e com o espaço escolar , as turmas da creche que ano que vem farão parte da 2 ªetapa da Ed. Infantil participaram  de várias atividades  em nosso segmento  e as   turmas do Infantil V também fizeram integração com as turmas dos Anos Iniciais 


  A integração dos segmentos certamente auxilia muito na adaptação do ano seguinte .

  Dentre os  vários momentos vividos tanto com a Creche e o Infantil IV  como o Infantil V com os anos iniciais  aconteceu a apresentação do Bumba meu boi apresentada  pelos anos inciais , uma história sobre a importância da boa alimentação apresentada pela Creche  e a brincadeira da dança das caveiras pelo Infantil IV . 






Convivência: a base do desenvolvimento 
O teórico Lev Vygotsky construiu o conceito de sociointeracionismo. Em sua obra ele defende que o ser humano é o resultado da interação com o meio em que vive. Portanto, para potencializar o desenvolvimento de uma criança, é preciso que ela se relacione com outras. É dele o conceito de zona de desenvolvimento proximal, a distância entre aquilo que um indivíduo já sabe fazer sozinho e o que é capaz de realizar com a ajuda do outro. Com base nisso, depreende-se a idéia de que os pequenos precisam se relacionar não apenas com seus pares. Os mais velhos fazem coisas que os menores ainda não conseguem realizar sozinhos e isso é um convite ao aprendizado. E o trabalho pode ajudar você também. .

http://revistaescola.abril.com.br/

Nenhum comentário: