Logo após o Supervisor Marcelo convidou os pais para uma dinâmica no parquinho .
(PROPOSTA PEDAGÓGICA SOCIO-INTE
NOSSO COTIDIANO
A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação. Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores.
Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança.
Acreditamos que o trabalho pedagógico na educação infantil precisa partir do universo da criança, de sua realidade e sabedoria criativa permitindo que ela conquiste o espaço criador e gerador de conhecimentos.
Vale a pena ressaltar que se pensarmos e entendermos o trabalho pedagógico na educação infantil dessa forma, cabe a nós termos sempre o cuidado de fazer com que esta postura perpasse o cotidiano da escola, impregnando todo o fazer pedagógico.
Temos como proposta de trabalho:
QUAL É A PROPOSTA DE TRABALHO ?
Nos conhecermos: Escola- criança- família
Possibilitarmos conversas e entrevistas com os responsáveis para recebermos informações importantes sobre a criança e a família.
Nós, educadores infantis ,trocarmos idéias e nos reunirmos, as quartas-feiras, para planejarmos coletivamente. Buscando construir um espaço acolhedor para vivenciarrmos as experiências socio-interativas. SEMPRE ESTIMULANDO E INCLUINDO A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS ( MÃE, PAI, IRMÃOS, TIOS, AVÓS E RESPONSÁVEIS) NO PROCESSO EDUCATIVO.
- Oferecer experiências lúdicas, que estimulem a evolução, tendo como referência os estudos atualizados sobre neurociência e infância.Com a proposta de trabalho focada nos eixos de IDENTIDADE E AUTONOMIA, MOVIMENTO, MÚSICA, ARTES,LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, MATEMÁTICA, NATUREZA E SOCIEDADE.
- Nos propomos a observar na criança as suas características e evolução ao participar das atividades livres ou dirigidas. Percebendo como interage no coletivo e diante de situações-problema. Avaliando e registrando no diário de bordo, no portifólio, nas fichas de encaminhamento profissional e nos relatórios semestrais.
Projeto Experiências e investigações pelos
sentidos
ANO :2014
Começamos o ano letivo com muitas mudanças, baseado no projeto Canteiros de 2013, transformamos as salas de aulas em espaços de interações e experiências. Para pesquisar saímos com as crianças pelo quintal do Instituto coletando diversos tipos de folhas, gravetos, pedras para estudos na sala de experimentos. No CEM ouviram e construíram histórias a partir dos efeitos sonoros de carros, de aviões,de buzinas etc., fizeram vários tipos de descobertas com a água, com as sementes, com as árvores, com danças e cantorias e com receitas inventadas. Foi assim, pelos sentidos, que as crianças começaram a desenvolver cada vez melhor as suas competências e habilidades. Aprendendo a conviver no coletivo, a ter e a realizar idéias criativas, aprender com brinquedos e brincadeiras muitos conceitos importantes para VIDA. Nasce o novo projeto: Experiências e investigações pelos SENTIDOS. E surge uma grande questão :
“A forma de aprender está relacionada ao recebimento de estímulos que captamos pelos nossos sentidos, esses nossos fiéis escudeiros e selecionadores de estímulos chamados canais sensoriais. Esses estímulos conhecidos como informações (som, visão, tato, gustação, olfação) chegam ao tálamo que é uma estrutura no cérebro que tem a função de receber esses estímulos e reenviá-los para áreas específicas que são responsáveis na elaboração, decodificação e associação dessas informações. O tálamo funciona como um “aeroporto” e junto com o hipotálamo, as amígdalas cerebrais (responsável pela emoção), e o hipocampo (responsável pela memória de longo prazo), promovem as lembranças e a aprendizagem significativa.
Por isso, concluo que o educador não deve ser o representante da verdade absoluta para seu estudante, mas um incentivador de diversas possibilidades e potencialidades, e considerando que o cérebro não é um sistema fechado, mas um sistema aberto de possibilidades.¨
A aula deverá ser reflexiva e não reprodutiva. O estudante ao estar na sala de aula, apenas assiste aula, o cérebro necessita de desafios coerentes, interação, participação sempre. Por isso, o professor deverá ser um fazedor, instigador de curiosidades. O cérebro é muito mais “fofoqueiro” e adora novidades. Com isso, torna-se fundamental que o ritmo da aula seja sempre emoldurada por desafios e afetividades.
Aprender é promover novas conexões neurais, por isso sempre será necessário realizar um “up grade” dos nossos neurônios para evitar o “empobrecimento” da qualidade dos nossos pensamentos e atitudes.
Portanto, o educador ético é aquele que está disponível, mas não exigir de seu estudante uma única maneira de posicionar-se, igual à sua, mas apontar caminhos possíveis, permitindo assim o estudante ocupar-se do seu ritmo de aprendizagem e desenvolvimento. Referências Relvas, Marta Pires. Neurociência e Educação, gêneros e potencialidades na sala de aula. Rio de Janeiro, 2ª ed. WAK Editora, 2010.
Relvas, Marta Pires. Fundamentos Biológicos da Educação – Despertando Inteligências e Afetividade no processo da Aprendizagem. Rio de Janeiro, 5ª edição. WAK Editora
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Agradecemos a presença e a confiança em nosso trabalho !
Equipe da Ed. Infantil
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