"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


BAILE DE CARNAVAL 

  No dia 15/02 as crianças participaram de um Baile de Carnaval com direito a uma banda ao vivo que tocou as marchinhas tradicionais do Carnaval  
  Acreditamos que o Carnaval não é  apenas um momento de descontração para os alunos mas, que é possível aprender brincando,dançando e cantando. O Carnaval é um conteúdo de aprendizagem como qualquer outro. 
 Samba, bateria, desfiles, marchinhas, maracatus, sambas de roda, afoxés, frevo, blocos de rua, são algumas das manifestações da cultura popular brasileira que encontram no período do Carnaval o espaço certo para ocupar as salas de aula  .
  Associadas ao conteúdo escolar, essas atividades mostram para os alunos valores culturais e históricos do Brasil que vão muito além do CARNAVAL MOSTRADO NA TV. 
                                               
                                             MANHÃ




                                                TARDE 




  É SEMPRE BOM SABER ......

    Por ser uma festa popular e fazer parte de nossa cultura O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
    O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
    No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
  No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ADAPTAÇÃO

              Adaptação na Educação Infantil


      Primeiro dia de aula. Para quem está vindo à escola pela primeira vez, tudo é novidade e incerteza.  e para os alunos antigos é hora de matar as saudades dos colegas e dos professores . Mas também a dúvida de saber quem será a  nova professora.

      O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. Nesse período, o pai, a mãe ou um acompanhante, com quem a criança tenha muita afinidade, participa de todas as atividades, pensadas especialmente para favorecer a integração entre todos. Cada criança, a seu tempo, dispensa a companhia desse adulto e fica com o grupo de amigos e as professoras. Tudo isso de forma natural e tranqüila.

      A adaptação não é só da criança e os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola. Na adaptação, eles observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas.

     Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.
 
                              FOTOS
                                 DA
        1ª  SEMANA DE ADAPTAÇÃO