"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 8 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA!!!


É SEMPRE BOM SABER!!!!!!!!

Durante a Páscoa, é comum que as pessoas troquem ovos de chocolate ou utilizem enfeites em forma de coelhos ou cenouras vAMOS ENTENDER O PORQUÊ DE ALGUMAS TRADIÇÕES ?. 

O coelho da Páscoa
Para começar, os coelhos são um dos primeiros animais que saem das tocas com a chegada da primavera. Como na Páscoa no hemisfério norte ocorre no início da primavera, o coelho é presença constante nos campos da região, parecendo simbolizar a vida depois do inverno “morto”. Além disso, o coelho é um símbolo da vida pela sua reprodução rápida e vigorosa.

Como o coelho foi associado aos ovos?

Esta associação foi firmada com base em muitas lendas. Elas pregavam que o coelho seria o responsável por trazer os ovos para as crianças.

Uma destas lendas fala que uma mulher teria pintado ovos coloridos e escondido para em um galinheiro para que seus filhos achassem. Quando eles os encontraram, viram um coelho passar correndo e passaram a dizer que o animal teria sido responsável por entregar os ovos.

Você sabia que o chocolate surgiu com Maias e Astecas?
Para estas duas civilizações, uma bebida a base de cacau era considerada sagrada. Eles misturavam às sementes de cacau trituradas outros ingredientes como mel, água, farinha de mandioca e especiarias. Durante boa parte da história, o chocolate foi consumido apenas como uma bebida.
Ele foi popularizado pelos espanhóis, tornando-se a bebida favorita da realeza. Ao chegar na Espanha, a bebida passou por algumas adaptações, dentre as quais a principal foi a adição de açúcar. Na época, coube aos monges a preparação da iguaria, que passou a ser servida aos visitantes dos monastérios e posteriormente ganhou fama mundial.

Afinal, por que os ovos simbolizam a Páscoa?
Antes mesmo de estar associado à Páscoa, o ovo já era símbolo da vida por religiões pagãs. O feito dos católicos foi apenas incorporá-la à comemoração, dando-lhe representação da ressurreição de Cristo, como um “renascimento”.

De onde surgiram os ovos de chocolate?
Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, antes mesmo da década de 20, na fábrica de um doceiro francês chamado François Cailler. Apesar disso, eles demoraram alguns anos para serem popularizados e vendidos em ampla escala durante a festa da Páscoa.



Fonte: Internet

Um comentário:

Cristiane Reis disse...

Retribuindo sua visita...Já estou te seguindo.Bjos
Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
Nome do Blog: Ensinar é Aprender
Link do blog: http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/