"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

quinta-feira, 31 de março de 2011

    
        Nos dias 16 e 17 de março aconteceu a  1 ª Reunião com os pais .

        Através da Mensagem " APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA" a  equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil deu  Boas Vindas aos pais .

                 
video

    Durante a reunião os pais puderam conhecer a equipe dos profissionais da Educação Infantil bem como a nossa proposta pedagógica .

CONHECENDO MELHOR O NOSSO ESPAÇO

                                                           NOSSO COTIDIANO

   A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação. Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores.
   Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança.
   Dentre textos, contribuições e vivências utilizadas para estudo optamos, ou há uma forte tendência, por seguir a linha epistemologia genética, formulada por Jean Piaget e pela teoria sócio - histórica , criada por Vigotsky.
   Nesta perspectiva, os instrumentos, os materiais e a conexão dessas duas teorias nos foram despertado o sentido de uma orientação construtivista, pois nesta linha, encontramos o teor de nossa prática, uma vez que nos fundamentamos que a aprendizagem trata-se de um processo realizado, construído por cada pessoa à medida que age, física ou mentalmente, sobre as coisas que estão no mundo.
  O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. É uma concepção sobre a forma como acontece o aprendizado. Esta concepção contribui para a definição dos objetivos da educação e para a formulação da ação pedagógica.
  Compreendemos que o que uma criança é capaz de fazer e aprender dependerá da integração dos seguintes fatores: o estágio de desenvolvimento de pensamento que ela se encontra, suas condições sócio-afetivas e do conhecimento que ela pode construir em suas experiências anteriores.
   Para que as aprendizagens significativas ocorram é importante que a criança tenha uma atitude favorável em relação às propostas de atividades e que também esteja motivada para relacionar o que está aprendendo com o que já sabe. E quanto mais interessante às propostas e, efetivamente voltadas para si, mais significativas se tornarão para ela.
   Relevando esses princípios, partimos do pressuposto que a educação infantil deva oferecer um espaço onde através de situações de aprendizagens significativas, as crianças possam desenvolver suas condições de pensamento e criar melhores condições de aprendizagem.


    Conversamos com os pais sobre a importância de estarmos resgatando o PROJETO PAIS NA ESCOLA e implantando bimestralmente um ENCONTRO DE PAIS  onde serão apresentados para discussão e reflexão , temas de interesse do grupo ou situações que necessitem ser trabalhadas. Para isso , precisamos selecionar responsáveis voluntários para o projeto.


    Aproveitamos o momento para informar aos pais sobre as normas de funcionamento da 2 ª etapa da Ed. Infantil para que possamos manter diariamente a harmonia da nossa escola .

1. Horário: manhã 07h 30min ás 12h e tarde 13h às 17h 30min

1.1 HAVERÁ UM LIMITE DE 15 MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA O ATRASO NA ENTRADA E NA SAÍDA DAS CRIANÇAS. QUANDO CHEGAR APÓS ESSE HORÁRIO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA À TURMA E O RESPONSÁVEL DEVERÁ DIRIGIR-SE A COORDENAÇÃO.

APÓS 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA ESSE ATRASO SERÁ REGISTRADO E SE FOR CONSTANTE, O RESPONSÁVEL CHAMADO À ESCOLA.

1.2. Usufruirão de horário diferenciado:

Filhos de professores, alunos e funcionários do ISERJ, que comprovem através de declaração, o período em que estão em atividade no Instituto.

2. Os alunos frequentarão a escola devidamente uniformizados.

2.1. O uniforme consta de :
*Short ou calça comprida azul-marinho, tênis preto e meia branca
*Blusa branca de manga curta com gola e punhos azul-marinho ou camiseta branca sem manga com nome da criança na frente.
* Agasalho aberto na frente com zíper, todo azul-marinho
OBS: A CRIANÇA DEVERÁ TER SEMPRE NA MOCHILA UMA MUDA DE ROUPA, DE PREFERÊNCIA O UNIFORME.

3. Uma vez ao mês as aulas serão suspensas para a realização de reuniões pedagógicas com os professores do 1º e 2 º turno.

4. As reuniões de responsáveis serão informadas antecipadamente.

5. As atividades da Ed. Infantil 2 ª etapa poderão ser suspensas nos seguintes casos: falta d'água,dedetização,desratização ou quaisquer outras situações que comprometam a higiene, segurança e operacionalização do funcionamento escolar.

6. Aniversários serão comemorados ao término de cada mês.

7. A criança que pegar a criança na Ed. Infantil 2 ª etapa, deverá ser o responsável ou alguma outra devidamente autorizada por ele mediante um documento escrito na caderneta.

8. Na Ed. Infantil 2 ª etapa não está previsto trancamento de matrícula.

9. É necessária a atualização de endereços e telefones dos responsáveis pela criança, na agenda da criança e na Coordenação.

10. Todo o material individual deverá ser marcado com nome do aluno.

11. Criança que apresentar doenças infecto-contagiosas, será afastada e só retornará mediante autorização, por escrito do médico assistente.

12. Casos de Pediculose ( piolho) , afastarão a criança por 3(três) dias para tratamento.

13. Não é necessário que a criança traga lanche de casa, pois a escola oferece merenda diariamente.

14. Permissão para passeios com a turma, só poderá ocorrer com a autorização , por escrito, do responsável.

15. Em caso de mal-estar ou qualquer alteração com a criança, o responsável será comunicado por telefone e aviso na agenda.

OBS: O segmento não realiza ligação para celular.

16. Em caso de acidente, o responsável será comunicado e deverá comparecer imediatamente a escola.

17. No decorrer do período letivo, poderão ocorrer atividades pedagógicas ou extra curricular nas quais solicitaremos uma colaboração de acordo com o evento.

18. Solicitamos sua prévia autorizaçãopara o uso de fotos ou imagens para utilização em brindes personalizados ou em desenvolvimento de trabalhos e pesquisas pedagógicas.
 
    Após a reunião com a equipe os responsáveis continuaram a reunião com a professora de turma .

    Acreditamos  que foi um momento importante e que essa parceria ESCOLA - PAIS seja fortalecida cada vez mais durante todo o ano letivo.


Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ

Nenhum comentário: