Nos dias 16 e 17 de março aconteceu a 1 ª Reunião com os pais .
Através da Mensagem " APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA" a equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil deu Boas Vindas aos pais .
Durante a reunião os pais puderam conhecer a equipe dos profissionais da Educação Infantil bem como a nossa proposta pedagógica .
CONHECENDO MELHOR O NOSSO ESPAÇO
NOSSO COTIDIANO
A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação. Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores.
Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança.
Dentre textos, contribuições e vivências utilizadas para estudo optamos, ou há uma forte tendência, por seguir a linha epistemologia genética, formulada por Jean Piaget e pela teoria sócio - histórica , criada por Vigotsky.
Nesta perspectiva, os instrumentos, os materiais e a conexão dessas duas teorias nos foram despertado o sentido de uma orientação construtivista, pois nesta linha, encontramos o teor de nossa prática, uma vez que nos fundamentamos que a aprendizagem trata-se de um processo realizado, construído por cada pessoa à medida que age, física ou mentalmente, sobre as coisas que estão no mundo.
O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. É uma concepção sobre a forma como acontece o aprendizado. Esta concepção contribui para a definição dos objetivos da educação e para a formulação da ação pedagógica.
Compreendemos que o que uma criança é capaz de fazer e aprender dependerá da integração dos seguintes fatores: o estágio de desenvolvimento de pensamento que ela se encontra, suas condições sócio-afetivas e do conhecimento que ela pode construir em suas experiências anteriores.
Para que as aprendizagens significativas ocorram é importante que a criança tenha uma atitude favorável em relação às propostas de atividades e que também esteja motivada para relacionar o que está aprendendo com o que já sabe. E quanto mais interessante às propostas e, efetivamente voltadas para si, mais significativas se tornarão para ela.
Relevando esses princípios, partimos do pressuposto que a educação infantil deva oferecer um espaço onde através de situações de aprendizagens significativas, as crianças possam desenvolver suas condições de pensamento e criar melhores condições de aprendizagem.
Conversamos com os pais sobre a importância de estarmos resgatando o PROJETO PAIS NA ESCOLA e implantando bimestralmente um ENCONTRO DE PAIS onde serão apresentados para discussão e reflexão , temas de interesse do grupo ou situações que necessitem ser trabalhadas. Para isso , precisamos selecionar responsáveis voluntários para o projeto.
Aproveitamos o momento para informar aos pais sobre as normas de funcionamento da 2 ª etapa da Ed. Infantil para que possamos manter diariamente a harmonia da nossa escola .
1. Horário: manhã 07h 30min ás 12h e tarde 13h às 17h 30min
1.1 HAVERÁ UM LIMITE DE 15 MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA O ATRASO NA ENTRADA E NA SAÍDA DAS CRIANÇAS. QUANDO CHEGAR APÓS ESSE HORÁRIO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA À TURMA E O RESPONSÁVEL DEVERÁ DIRIGIR-SE A COORDENAÇÃO.
APÓS 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA ESSE ATRASO SERÁ REGISTRADO E SE FOR CONSTANTE, O RESPONSÁVEL CHAMADO À ESCOLA.
1.2. Usufruirão de horário diferenciado:
Filhos de professores, alunos e funcionários do ISERJ, que comprovem através de declaração, o período em que estão em atividade no Instituto.
2. Os alunos frequentarão a escola devidamente uniformizados.
2.1. O uniforme consta de :
*Short ou calça comprida azul-marinho, tênis preto e meia branca
*Blusa branca de manga curta com gola e punhos azul-marinho ou camiseta branca sem manga com nome da criança na frente.
* Agasalho aberto na frente com zíper, todo azul-marinho
OBS: A CRIANÇA DEVERÁ TER SEMPRE NA MOCHILA UMA MUDA DE ROUPA, DE PREFERÊNCIA O UNIFORME.
3. Uma vez ao mês as aulas serão suspensas para a realização de reuniões pedagógicas com os professores do 1º e 2 º turno.
4. As reuniões de responsáveis serão informadas antecipadamente.
5. As atividades da Ed. Infantil 2 ª etapa poderão ser suspensas nos seguintes casos: falta d'água,dedetização,desratização ou quaisquer outras situações que comprometam a higiene, segurança e operacionalização do funcionamento escolar.
6. Aniversários serão comemorados ao término de cada mês.
7. A criança que pegar a criança na Ed. Infantil 2 ª etapa, deverá ser o responsável ou alguma outra devidamente autorizada por ele mediante um documento escrito na caderneta.
8. Na Ed. Infantil 2 ª etapa não está previsto trancamento de matrícula.
9. É necessária a atualização de endereços e telefones dos responsáveis pela criança, na agenda da criança e na Coordenação.
10. Todo o material individual deverá ser marcado com nome do aluno.
11. Criança que apresentar doenças infecto-contagiosas, será afastada e só retornará mediante autorização, por escrito do médico assistente.
12. Casos de Pediculose ( piolho) , afastarão a criança por 3(três) dias para tratamento.
13. Não é necessário que a criança traga lanche de casa, pois a escola oferece merenda diariamente.
14. Permissão para passeios com a turma, só poderá ocorrer com a autorização , por escrito, do responsável.
15. Em caso de mal-estar ou qualquer alteração com a criança, o responsável será comunicado por telefone e aviso na agenda.
OBS: O segmento não realiza ligação para celular.
16. Em caso de acidente, o responsável será comunicado e deverá comparecer imediatamente a escola.
17. No decorrer do período letivo, poderão ocorrer atividades pedagógicas ou extra curricular nas quais solicitaremos uma colaboração de acordo com o evento.
18. Solicitamos sua prévia autorizaçãopara o uso de fotos ou imagens para utilização em brindes personalizados ou em desenvolvimento de trabalhos e pesquisas pedagógicas.
Após a reunião com a equipe os responsáveis continuaram a reunião com a professora de turma .
Acreditamos que foi um momento importante e que essa parceria ESCOLA - PAIS seja fortalecida cada vez mais durante todo o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário