"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 29 de agosto de 2010

VISITA DOS ÍNDIOS

    No dia 25 /08 aconteceu a festa dos aniversariantes do mês de agosto e para comemorar esse dia especial  a 2 ª Etapa da Ed. Infantil do ISERJ  recebeu a visita dos índios Apurinan, Marize e Turi que nos ensinaram muito  sobre a cultura  indígena  .

 



Vimos os índios se pintarem ....






      E finalizamos a apresentação com uma dança que foi pura energia ..!






      Depois da apresentação dos índios , fomos comemorar os aniversariantes com um lanche coletivo.....



       Solicitamos aos responsáveis que doassem  1 k de alimento não perecível aos índios  e queremos aproveitar para agradecer a colaboração de todos,  bem como aos pais do aluno Matheus Cadaval que levaram  os alimentos em seu carro para os índios .

        O NOSSO MUITO OBRIGADA !!!!!!!!

    É SEMPRE BOM SABER .......

   A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena.

   Sancionada em 11 de março de 2008, a lei obriga as escolas a incluir elementos da cultura indígena no currículo escolar, determina que os sistemas normativos das culturas afro-brasileira e indígena integrem o conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, dando ênfase às áreas de Literatura, Artes e História, tanto na rede particular quanto pública.

   Tal exigência é vista como uma iniciativa rica que resgata uma questão importante da escola, propiciando aos alunos maiores oportunidades de conhecer o processo de construção do país, bem como compreender a história indígena do passado e do presente, inclusive os aspectos positivos dessa população em relação à cultura brasileira.

    A lei tende a beneficiar a formação curricular, visto que irá gerar abordagens inovadoras em relação à história indígena nas escolas.

    Vale ressaltar que essa nova lei oferece ao aluno a oportunidade de reconhecer as matrizes culturais que fizeram parte da história do seu país, pois a abordagem realizada nas escolas estava voltada para a história européia, sendo desprezadas as sociedades africanas, sul-americanas que apresentam uma íntima relação com a história do Brasil.

    É de suma importância que os professores busquem meios de se informar a respeito dessa cultura, tanto antigamente como na atualidade, podendo desenvolver com seus alunos um trabalho competente e gratificante.

   Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.
FONTE : MUNDO EDUCAÇÃO

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TEATRO - JOÃO E MARIA


 Na última 4 ª feira dia 18 /08 a Educação Infantil foi ao Shopping da Gávea assistir a peça  JOÃO E MARIA .

    Mas antes , o princípe veio nos visitar e nos contar como seria a peça do João e Maria e as surpresas que estariam guardadas para esse dia .


   O passeio com os amigos e professores e a ansiedade em chegar logo ao Shopping fizeram com que o passeio fosse bem divertido .



     Chegamos ao Shopping da Gávea .....



e fomos direto para o Teatro Vanucci....  e uma pausa ...para registrar esse momento ...




    e chegou a hora..... O ator/diretor Leandro Fleury  recepcionou as crianças e anunciou o início da peça  ...



     O espetáculo foi muito bom ...... as crianças amaram !!!


     Hora de voltar para a escola com a certeza de que o dia foi SIMPLESMENTE MARAVILHOSO para todos !!!!!!!

    Vale a pena mostrar às crianças e jovens que lazer e diversão não se restringem, por exemplo, às lan houses, aos jogos eletrônicos e à televisão

    Magia e o encanto são coisas imperdíveis. Na era de velocidades, de excesso de imagens, e o vasto e infinito universo da informática, quando as cortinas se abrem o coraçãozinho salta e se encanta. O que acontece ali é algo mais vivo e mais parecido com ele.


   Criança é cúmplice de palco. Tem dentro de si uma coisa tão vibrante e emocionante que só pode ser comparada ao que acontece nele. A criança é teatro.

    A magia de se presenciar uma história que se desenrola na frente delas ao vivo (sem a menor necessidade de recursos técnicos /tecnológicos sofisticados) pode levá-las à simplicidade do brincar. Uma simplicidade que se faz tão mais necessária hoje em dia quando o imaginário infantil vai sendo atrelado às modalidades eletrônicas (passivas) de entretenimento. Um descuido, uma só desatenção, e as crianças ficarão passivamente paradas. Eis uma tragédia infantil.
  
   O sorriso encantado da criança ainda é o seu utópico recurso, que não deve ser abandonado. Por isso, PRECISAMOS DAR AS NOSSAS CRIANÇAS OPÇÕES DE LAZER E CULTURA !Precisamos levá-las mais ao teatro !!!!!


FONTE : Marciano Vasques
Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ

terça-feira, 10 de agosto de 2010

FESTA JULINA - ISERJ



   No sábado dia 7 /08 aconteceu a nossa tradicional  Festa Junina !

   Nossa festa estava prevista para acontecer primeiramente no dia 17/07 mas, devido a chuva nossa festa foi transferida .

    Desde a primeira data prevista,  a Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil trabalhou para que a festa fosse um sucesso . Cada um contribuindo de alguma maneira . Ou na escola preparando e organizando a festa , ou na rua comprando prendas e /ou fazendo compras no mercado.



   No dia 17 /07 infelizmente nossa festa não aconteceu mas,  em respeito as famílias que compareceram , a 2ª etapa da Ed. Infantil ficou aberta para receber esses familiares .




 Nossa festa foi então transferida para o dia 7/08 e foi UM SUCESSO !!!!!!!
 Montamos nossas barracas ......



                                            Professoras Tatiane, Maria Luíza e Valéria

Professoras Marcia Lucio e Mônica


Professoras Maria Helena, Leda e Aline

Professoras Virginia e Eleonora

Edna e Léa - nossas ex- funcionárias mas, sempre dispostas a colaborar  

Célia , Miriam e Delma

Professoras Leila Regina e Silvana

Professoras Marcia Tavares, Terezinha e Sandra Gomes

Professoras Patricia, Ana Claudia e Janaína 

    Marise e Maria


As danças estavam lindas e as crianças  super animadas    .....






    Durante a festa fizemos vários sorteios .....


                                                  Aisha ganhou uma torta da Pituchinha ...


                                                          ........Isabela ganhou  um puff


                            e o vencedor do MICRO SYSTEM foi o aluno Victor Hugo  da Turma 32




      QUEREMOS AGRADECER CARINHOSAMENTE A TODAS AS FAMÍLIAS.

      O SUCESSO DE NOSSA FESTA SÓ FOI POSSÍVEL PELA PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS !!!

      O NOSSO MUITO OBRIGADA !!!!!!
     



EQUIPE DA 2 ª ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ISERJ