"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 29 de agosto de 2010

VISITA DOS ÍNDIOS

    No dia 25 /08 aconteceu a festa dos aniversariantes do mês de agosto e para comemorar esse dia especial  a 2 ª Etapa da Ed. Infantil do ISERJ  recebeu a visita dos índios Apurinan, Marize e Turi que nos ensinaram muito  sobre a cultura  indígena  .

 



Vimos os índios se pintarem ....






      E finalizamos a apresentação com uma dança que foi pura energia ..!






      Depois da apresentação dos índios , fomos comemorar os aniversariantes com um lanche coletivo.....



       Solicitamos aos responsáveis que doassem  1 k de alimento não perecível aos índios  e queremos aproveitar para agradecer a colaboração de todos,  bem como aos pais do aluno Matheus Cadaval que levaram  os alimentos em seu carro para os índios .

        O NOSSO MUITO OBRIGADA !!!!!!!!

    É SEMPRE BOM SABER .......

   A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena.

   Sancionada em 11 de março de 2008, a lei obriga as escolas a incluir elementos da cultura indígena no currículo escolar, determina que os sistemas normativos das culturas afro-brasileira e indígena integrem o conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, dando ênfase às áreas de Literatura, Artes e História, tanto na rede particular quanto pública.

   Tal exigência é vista como uma iniciativa rica que resgata uma questão importante da escola, propiciando aos alunos maiores oportunidades de conhecer o processo de construção do país, bem como compreender a história indígena do passado e do presente, inclusive os aspectos positivos dessa população em relação à cultura brasileira.

    A lei tende a beneficiar a formação curricular, visto que irá gerar abordagens inovadoras em relação à história indígena nas escolas.

    Vale ressaltar que essa nova lei oferece ao aluno a oportunidade de reconhecer as matrizes culturais que fizeram parte da história do seu país, pois a abordagem realizada nas escolas estava voltada para a história européia, sendo desprezadas as sociedades africanas, sul-americanas que apresentam uma íntima relação com a história do Brasil.

    É de suma importância que os professores busquem meios de se informar a respeito dessa cultura, tanto antigamente como na atualidade, podendo desenvolver com seus alunos um trabalho competente e gratificante.

   Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.
FONTE : MUNDO EDUCAÇÃO

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