"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

TEATRO : A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO E ANIVERSARIANTES


                                             
                                         ANIVERSARIANTES DO MÊS
         
      Nossa tradicional festa de aniversariantes aconteceu no dia  24/09  sexta-feira . Mas antes nossas crinças assistiram a peça A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO no teatro da escola .   

        A  MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO é um espetáculo baseado na obra de Rubem Alves que conta a história de uma menina e um pássaro que são muito amigos. Eles vão descobrindo o mundo juntos , até que um dia algo muito misterioso acontece ..............


           Após a peça teatral .....comemoramos os aniversariantes !!!!!!


   É SEMPRE BOM SABER .......

     O teatro precisa ser levado à escola assumindo o seu papel como obra de arte. Através dele, a criança vai se deparar com uma das mais antigas manifestações culturais, e diante dessa manifestação cultural, aprenderá e verá que o teatro discute sempre as questões existenciais do homem no mundo. É dentro dessa perspectiva que o teatro tem a sua função estética, catártica, questionadora, transformadora, política e social – uma obra de arte enquanto atividade artística que expressa o homem e os seus sentimentos.



      A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível, pois, nas palavras de Buoro (2000, p. 39) "Arte se ensina, Arte se aprende".

Fonte : Dissertação sobre a inportância do teatro infantil

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou Marcia mâe da aluna Marcella da educação infantil. tuma 24. a marcella falou muito do teatrinho mais ficou morrendo de medo do passaro que tinha o bico grande não fala de outra coisa. um abraço tia Silvana e todas as professoras da educação infantil.

Pelopopônia da Silva disse...

Sentir medo é algo louvável. Pois o medo ensina e nos oferece capacidade para progredir.

Todos os seres vivo sentem medos e suas vidas, e é isto que os torna capazes de superar e manter a vida, pois se não existisse medo, nós tentaríamos literalmente voar sem asas.

Amo Rubem Alves e desde já agredeço por algum grupo de teatro valorizar a sua obra, linda e emocionante.