"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 27 de setembro de 2009



ERA UMA VEZ.................

Procuramos na sala do CEM ( Centro de Multimeios - Sala de Histórias) diversificar os momentos de contação de histórias . Aproveitando esse momento de forma criativa e com dinâmicas variadas de acordo com a faixa etária das crianças, com atividades pedagógicas que enfoquem: fantoches, cenários, fantasias, leituras de gravuras, histórias sem textos, leitura apenas do início e do meio permitindo que as crianças imaginem e levantem hipóteses sobre o final da história, dobraduras, músicas etc.









ZÉ DENTUÇO MARIA CHICOTAContar histórias a uma criança pequena é uma atividade bastante corriqueira, nas mais diversas culturas do mundo e em várias situações, tanto no âmbito familiar como no escolar. Como se sabe, essa prática vem se reproduzindo através dos tempos de maneira quase intuitiva. Contudo, alguns estudos já demonstraram o importante papel que as histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem humana.




























HISTÓRIA: MACAQUINHO

Quando ouve histórias, a criança aprende pela experiência a satisfação que uma história provoca; aprende a estrutura da história, passando a ter consideração pela unidade e seqüência do texto,a surpresa de um personagem, e o tão esperado era uma vez... e viveram felizes para sempre.



HISTÓRIA DE OBJETOS: O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

Do ponto de vista psicológico, podemos refletir sobre o impacto e a fascinação que as histórias exercem sobre a criança, de qualquer raça, faixa etária ou inserção social, tanto normal quanto portadora de algum distúrbio (de origem física, psíquica ou funcional). As histórias são um denominador comum a todas as crianças. Assim, para que uma história realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade.














HISTÓRIA: A CENTOPÉIA QUE SONHAVA

O contato diário com a leitura, ouvindo histórias ou manuseando os livros, é muito importante para o desenvolvimento do "cidadão-leitor".

Tão importante quanto ouvir histórias infantis é a exploração, apreciação e a visualização de livros de gravuras, que possibilitam criar histórias, alimentando a criatividade e o imaginário, o que oportuniza o conhecimento de si mesmo e do mundo do qual faz parte.

















Um camarim com roupas e fantasias transporta a todas as crianças ao mundo do faz-de-conta. As crianças escolhem e vestem-se dando asas a imaginação .






















segunda-feira, 21 de setembro de 2009


BIENAL DO LIVRO DIA 19/09

A Bienal do livro é um evento que está se tornando cada vez mais atrativo.Foram 11 dias mágicos que já entram para a história das edições da Bienal como a mais moderna de todos os tempos. O Riocentro se transformou no endereço da maior festa literária do país e viu leitores virarem fãs e autores virarem astros.

Da Floresta de Livros à Exposição José Olympio; do Mulher e Ponto ao Livro em Cena; do Café Literário ao auditório Euclides da Cunha passaram pela Bienal, mais de 600 mil pessoas lendo, consumindo, perguntando, assistindo, aplaudindo, tirando foto, vendo e sendo vistas.

NA ENTRADA UMA SURPRESA SUPER AGRADÁVEL!!
A ALUNA LETÍCIA DA TURMA 36 COM SUA FAMÍLIA!!
(Ana Claudia, Silvana e Aline)
Pesquisando livros para a escola na Editora FTD.Fomos muito bem recebidas.



No estande da FNDE assistimos a palestra da PROFª Bia Albernaz que também é do ISERJ.No forum do professor , Bia falou sobre o tema::
"Livro para escrever e a relação leitura e escrita."
Foi super produtivo e saímos com muita vontade de escrever...escrever...escrever .....


(Ivanise, Silvana, Ana Claudia, Bia Albernaz, e Aline)
Durante a palestra tivemos a honra e o prazer de encontrar e conhecer a Ivanise , do blog Baú de Idéias .(http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/)
Que surpresa agradável! Com certeza nos encontraremos mais....

Não dá para sair da Bienal sem fotografar ZIRALDO um nome de peso da nossa Literatura Infanto-Juvenil .
ZIRALDO
Cabe a nós professores , incentivarmos desde cedo nossos alunos para que possam não apenas ser futuros frequentadores da Bienal do Livro mas, sim futuros LEITORES ASSÍDUOS .



"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS "Monteiro Lobato

sexta-feira, 18 de setembro de 2009


A BELEZA DO IPÊ ROXO E DO ISERJ!!!!!



A turma da profª Eleonora fez um passeio até a entrada do ISERJ e registrou......


A turma da Prof ª Elaine registrou no cadernão....

A COLUNA DE ANCELMO GOIS TAMBÉM PRESTIGIOU ESSA BELEZA.

CONFIRA!!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Entre os dias 10 e 20 de setembro volta a acontecer no Rio Centro a Bienal do Livro do Rio, na sua 14a edição, ou seja, 28 anos trazendo mais cultura aos cariocas.

Esse ano a novidade é uma Floresta de Livros que é o maior espaço da Bienal e comporta até 600 crianças de uma só vez.

A interação tem uma instalação multi-sensorial com árvores falantes que narram trechos de livros. Suas copas são feitas de letras que formam diferentes palavras dependendo do ângulo de visão.

Ainda na floresta, um livro mágico tem páginas que podem ser manuseadas virtualmente, uma sala secreta de leitura, com direito a palco e microfone para os pequenos e, no final do circuito, uma clareira, com oito apresentações infantis diárias.

Serviço:
XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Data: 10 a 20 de setembro de 2009
Local: Riocentro Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca

Horários:
Dia 10 – das 12h às 22h
Dia 11 – das 09h às 22h
Dia 12 – das 10h às 22h
Dia 13 – das 10h às 22h
Dia 14 – das 09h às 22h
Dia 15 – das 09h às 22h
Dia 16 – das 09h às 22h
Dia 17 – das 09h às 22h
Dia 18 – das 09h às 22h
Dia 19 – das 10h às 22h
Dia 20 – das 10h às 22h

Ingressos:
R$ 12,00 – inteiro R$ 6,00 – meia-entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos
R$ 60,00 – Passaporte Bienal: válido para todos os dias do evento

Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a freqüência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos devem apresentar carteira de identidade. Menores de 1,00m não pagam.

Estacionamento – R$ 12,00 (sem limite de horário). E
Estacionamento com manobrista – R$ 20,00