"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

terça-feira, 16 de junho de 2009


Alimentação Saudável para crianças...

Comida e nutrientes são as matérias-primas que nos permitem formar os dentes, ossos, músculos e tecidos e mantê-los saudáveis. Uma boa deita alimentar também pode proteger de várias doenças. A dieta de uma criança necessita de um planeamento especial - as necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais. Os nutrientes particularmente importantes para crianças entre 1 e 4 anos são:

FERRO

A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária, já que os requerimentos em ferro são elevados, e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, comidos em simultâneo, ajudam a absorção do ferro, por isso deve incluir um copo de sumo natural de laranja ao jantar, por exemplo.


CÁLCIO

Este mineral é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.

VITAMINAS A, C e D

A vitamina A é necessária para uma pele saudável e desenvolvimento celular, podendo faltar muitas vezes na alimentação de crianças nestas faixas etárias. A vitamina C é importante para o sistema imunitário e crescimento. Ajuda a absorção de ferro, em particular de fontes vegetais. As frutas e legumes são excelentes fontes de vitamina C. A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela ação do sol através da pele.


É responsabilidade dos pais comprar e servir alimentos saudáveis ao filho em crescimento. Comece estabelecendo uma rotina, mesmo que seja difícil no início. Isso significa estabelecer horários para refeições e lanches. A maioria das crianças fica mais feliz como uma rotina de alimentação e com fome em períodos regulares.
Você também ficará mais feliz no seu papel de pai ou mãe quando a família tiver uma rotina. Então, seja consistente. As crianças precisam de uma rotina de alimentação tal qual necessitam de horário para ir dormir. Planeje três refeições e dois lanches por dia. Sirva fruta ou vegetal a cada refeição. Frutas e vegetais também são ótimos para os lanches.

Ao invés de premiar seu filho com comida, dê premiação em forma de atenção (abraços, beijos, sorrisos) e brincadeiras.




Nenhum comentário: