INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO INFANTIL 2ª ETAPA
BRINCAR É IMPORTANTE .... POR QUÊ?
- Porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente.
- Porque é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades. O desafio contido nas situações lúdicas provoca o funcionamento do pensamento e leva a criança e a alcançar níveis de desempenho que só as ações, por motivação intrínseca, conseguem.
- Porque brincando, a criança aprende toda a riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem estresse ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento.
- Porque, brincando , a criança desenvolve a sociabilidade , faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo.
- Porque, brincando, aprende a engajar-se nas atividades, gratuitamente, pelo prazer de participar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa.
- Porque, brincando, prepara-se para o futuro, experimentando o mundo ao seu redor dentro dos limites que a sua condição atual permite.
- Porque, brincando, torna-se operativa.
E, principalmente, porque brincando a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para a sua vida.
" Então, é preciso mesmo brincar, brincar seriamente, brincar profundamente.
E os brinquedos são parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando descobertas e estimulando a auto-expressão. É preciso haver tempo para eles, e espaço que assegure o sossego suficiente para que possa haver um profundamento na brincadeira, para que a criança possa:
brincar soltando a imaginação
brincar inventando
brincar sem medo de desgostar alguém
brincar sem medo de ser punida
enfim..... brincar com seriedade...."
( CUNHA, 1994)
Um comentário:
AAAAAMMMMMEEEEEIIIIII esse blog!!!
Parabéns meninas!!!
Já estou seguindo vcs...
Beijinhos no coração e obrigado pela visitinha...
Postar um comentário