"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

JORNAL FOLHINHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DO ISERJ


INSTITUTO SUPERIOR DE EUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO INFANTIL 2ª ETAPA



1 ª EDIÇÃO


É com muito orgulho que elaboramos a 1ª edição do jornal da Educação Infantil 2ª etapa .
Nosso objetivo principal é levar ao conhecimento de todos, o trabalho sério e comprometido que é realizado em nosso segmento.
A antiga nomenclatura Pré-escola , era vista por muitos, como um lugar onde as crianças eram apenas cuidadas preparadas para a educação formal. Hoje, com a mudança para Educação Infantil, temos a oportunidade e o orgulho de mostrar que nessa etapa de vida, as crianças não só brincam mas, constroem conhecimentos variados e essenciais durante essas brincadeiras.
Atualmente a Educação Infantil funciona em 2 turnos ( manhã e tarde) e atende aproximadamente 180 crianças. , com 6 turmas em cada turno( 3 de Infantil IV e 3 de Infantil V).





"Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mas triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com atividades estéreis sem importância alguma para a formação humana.”
Drumond




NOSSO PROJETO

A Educação Infantil 2ª etapa elaborou para o ano de 2008 o projeto “RIO E NOSSAS ORIGENS”, que surgiu a partir da observação da prática cotidiana dos professores, nas quais tais questões estavam presentes, com objetivo geral de valorizar a diversidade cultural e étnicas de nossas crianças.
Dentro do projeto várias atividades foram planejadas, realizadas e interagidas com as turmas, atividades extra-classe e com a comunidade escolar, articulando assim todo o projeto.














“A aprendizagem possibilita o desenvolvimento e o desenvolvimento possibilita a aprendizagem. A criança se desenvolve aprendendo e aprende se desenvolvendo.” (Vygotski)

O JORNAL SURGIU NO INTUITO DE COMPARTILHAR O TRABALHO DE QUALIDADE QUE PROCURAMOS DESENVOLVER NA NOSSA ESCOLA.




JORNAL FOLHINHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ISERJ


INSTITUTO SUPERIOR DE EUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO EDUCAÇÃO INFANTIL 2ª ETAPA
2 ª EDIÇÃO
Finalizamos o 1º semestre sabendo que no recesso a Pré-escola estaria em obras . Iniciamos então o 2º semestre com a expectativa da finalização da obra mas, esta se estendeu um pouco mais bem como, o início das aulas. E com o intuito de proporcionar um ambiente mais aconchegante e agradável aos nossos alunos, houve um esforço de toda a equipe, que contou com a colaboração de alguns responsáveis e também dos pintores .
Escola arrumada....., é hora de voltarmos ao nosso dia-a-dia.
O mês de agosto se iniciou com as Olimpíadas 2008 e a Pré-escola também estava acompanhando esse evento Mundial .

DE OLHO NAS OLIMPÍADAS 2008

A China tem tradição na arte da dobradura e relacionando essa arte com o nosso projeto : Cultura Popular , a sala do CEM, trabalhou com as lendas folclóricas, enriquecendo a proposta com atividades em dobraduras.
A Brinquedoteca confeccionou com as crianças, pipas, que são tradicionais na China.
E........no dia 5 de setembro houve a abertura das Olimpíadas dos Anos Iniciais no Ginásio da escola e estávamos presentes e prestigiando.

HOMENAGEM AOS PAIS
Os pais também foram homenageados pelas crianças que os receberam para um lanche e cantaram a música AMOR I LOVE YOU . Foi um momento emocionante!!!!!;











AGRADECIMENTO ESPECIAL

Queremos agradecer ao Marcio, pai da aluna Fabiana, da turma 34 pelo interesse e preocupação em realizar alguns consertos em nossa escola: · varais das salas e armários das salas .

Obrigada por proporcionar um ambiente agradável a todos nós!
VALEU PAI !!













JORNAL FOLHINHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ISERJ

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO INFANTIL 2ª ETAPA
3 ª EDIÇÃO

Desde o início da elaboração do jornal pensamos que seria muito oportuno e democrático, dar aos nossos alunos a chance deles escolherem o nome do JORNAL, já que eles são os protagonistas desse trabalho.

ESCOLHA DO NOME DO JORNAL

Durante a elaboração da 2 ª edição do Jornal, as crianças deram várias sugestões de nomes para o Jornal:


















JORNAL DE TODOS
JORNAL INTELIGENTE
PAPAGAIO ANIMADO
JORNAL REPÓRTER
JORNAL DE TODAS AS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA
FOLHINHA
GLOBO-ESCOLA



Fizemos uma eleição na entrada com a participação das crianças e o nome escolhido foi:



FOLHINHA



O NOSSO JORNAL AGORA JÁ TEM NOME :
FOLHINHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ISERJ




O aluno Lucas, de 5 anos, da turma 35 foi quem sugeriu o nome de FOLHINHA e resolvemos entrevistá-lo;

FOLHINHA – "De onde você teve essa idéia ?
LUCAS- “Porque meu pai olha a folha grande todo dia. A nossa é pequena então dei o nome de folhinha."
FOLHINHA: Você sabe o nome do jornal que seu pai lê?
LUCAS : “Sei, é FOLHÃO.”














AGRADECIMENTOS

O Jornal Folhinha aproveita a oportunidade para agradecer a vice-diretora Maria da Glória e seu esposo Luis Menescal, que juntamente com o Tijuca Tênis Clube fizeram a doação da grama sintética para o nosso segmento.

Agradecemos também :

A professora Leila Regina que conseguiu um caminhão para o transporte da grama.
As professoras Sandra Gomes e Camila que levaram os funcionários da escola para retirar e trazer a grama para a escola.
Aos funcionários Itamar Rocha Areias (Manutenção), José Gomes Mascarenhas (Manutenção), Sidney Pereira Farias (Parques e Jardins), Daniel de Souza Castro( Parques e Jardins) e Jorge Luiz Laranjeiras Trindade (Parques e Jardins) e
Ao chefe da manutenção Ronald pela liberação dos mesmos.
Aproveitamos também para agradecer a professora Denise que conseguiu a doação de um armário para a nossa cozinha e a todos que colaboraram com essa edição do JORNAL FOLHINHA.
























































































































4 comentários:

Itajuara disse...

Parabens pelo trabalho sério e eficiente que é feito por todos nesse Segmento, é muito gratificante observar e ver os resultados...
PARABENS!!!!!!!!
Itajuara Vienna.

Unknown disse...

OLÀ!!! EU SOU ALESSANDRA GAUTE, MÃE DO MARCELLO GAUTE DA TURMA 36 DO TURNO DA TARDE DA PROFESSORA ANA CLÁUDIA. GOSTARIA DE PARABENIZAR A TODOS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, SEI MUITO BEM COMO LIDAR COM ELAS, POIS TAMBÉM SOU PROFESSORA E TRABALHO COM UMA PROPOSTA PARECIDA COM A DE VOCÊS, ESTOU MUITO SATISFEITA E FELIZ DE PODER OPRTUNIZAR MEU FILHO NESTE ESPAÇO TÃO CUIDADOSO E ESPECIAL, QUE RESPEITA A CRIANÇA ENQUANTO SER ATIVO E PENSANTE...PARABÉNS MAIS UMA VEZ, COM CERTEZA VOU AJUDAR NO QUE PUDER, COLABORANDO COM OS PROJETOS TRABALHADOS. ADOREI A IDÉIA DE VISUALIZAR O DIA A DIA DAS CRIANÇAS. É GRATIFICANTE E INTERESSANTE MESMO, VER O DESENVOLVIMENTO DE CADA UM DELES. BEIJOS E AGRADEÇO PELO CARINHO E ATENÇAÕ DE TODOS OS DIAS...

Unknown disse...

PARABÉNS ISERJ, UM ESPAÇO DE GRANDES HISTÓRIAS... EU, ALESSANDRA GAUTE JÁ TIVE A MINHA POR AÍ E FUI MUITO FELIZ NO MEU TEMPO DE ESCOLA, AGORA QUEM CONTINUARÁ UMA NOVA HISTÓRIA COM VOCÊS, É O MEU FILHO MARCELLO. SUCESSO SEMPRE!!!

**Rute** disse...

Parabéns a Educação Infantil, por ter a Silvana como professora!Ela é uma pessoa muiito especial,e o blog está muito bom!
Sucesso para vocês!

Bjss :*