"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

terça-feira, 17 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO 132 ANOS -ISERJ



               
              PARABÉNS ISERJ!!!!

         PELOS SEUS 132 ANOS !!!!!!




A 2 ª etapa da Ed. Infantil participou dessa festa  

          ABRAÇO SMBÓLICO NO CHAFARIZ- MANHÃ
                                            AUDITÓRIO
                RECEPCIONANDO A CASA DA CRIANÇA

                    CHAFARIZ - TURNO DA TARDE 

                    INÍCIO DA FASCINANTE HISTÓRIA DO ISERJ(de 1880 a 1932)

Você sabia que o Instituto de Educação do Rio de Janeiro tem mais de um século de história?

  Pesquisando documentos muitos antigos  descobriu-se  o seguinte:

 Em uma noite chuvosa, o Salão Nobre repleto, presentes o Imperador D. Pedro II, a imperatriz D. Teresa Cristina e muitas outras personalidades importantes, é instalada, em 5 de abril de 1880, a Escola Normal da Corte, hoje INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. O local provisório é o Colégio Pedro II. O Barão Homem de Mello declara: “Com vênia de Sua Majestade, o Imperador, acha-se solenemente instalada a Escola Normal”. Este evento aconteceu após o Decreto n° 7.684, de 6 de março de 1880, que cria uma Escola Normal na Corte. O primeiro Diretor Interino escolhido é Bejamim Constant Botelho de Magalhães. 

  Após a instalação são matriculados 175 alunos, sendo 88 meninas e 87 meninos; e as aulas começam em maio, em salas cedidas pelo Colégio Pedro II. Em 1888, a Escola Normal da Corte é transferida para a Escola Central, no Largo de São Francisco, e depois para o prédio da atual Escola Técnica Rivádavia Corrêa, ficando ali até 1914, quando passsa para o prédio da Escola Pedro Varela, demolida por causa do Metrô, na rua Joaquim Palhares. 

 O objetivo da Escola Normal em 1888 era preparar os professores primários de 1° e 2 graus, com ensino gratuito para ambos os sexos, e abrangendo dois cursos: o de ciências e letras e o de artes. 

  Em 1915, é instituído o famoso uniforme azul e branco, obrigatório. Finalmente, no dia 11 de outubro de 1939, a Escola Normal instala-se definitivamente no majestoso e importante prédio da Rua Mariz e Barros 273, para evitar que o imóvel, adquirido e construído pelo Prefeito Antônio Prado Jr., seja ocupado pelas forças revolucionárias, sendo o Professor Fernando de Azevedo o Diretor Geral da Instrução Pública. 

  Para efetuar esta definitiva mudança unem-se em alegre mutirão de trabalho: professores, funcionários, alunos e seus familiares. Pouco depois, a Escola Normal é transformada em Instituto de Educação, pelo Decreto n° 3.810, de 19 de março de 1932. Há muito mais para contar...mudanças no nome, nos cursos, nos graus, na autonomia, há uma série interminável de decretos, para uma visão mais completa da nossa história.

  No dia 10 de setembro de 1997, através do Decreto n° 23.482, o Sr. Governador transferiu o IERJ – Instituto de Educação do Rio de Janeiro para âmbito da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada a Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Essa providência foi decorrente da necessidade de resgatar o nível de uma instituição que sempre desempenhou relevante papel o cenário educacional do país. Sendo o universo de unidades escolares sob responsabilidade da FAETEC voltado para a formação de profissionais, apresenta-se mais propício para a viabilização da indispensável retomada de uma formação de professores preparados de forma digna e compromissada, para garantir um ensino de qualidade. 

  Depois, considerando a nova LDB, que prevê a formação do professor de 1ª à 4ª ´series como ensino superior, o Sr. Governador transformou o Instituto de Educação em Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, através do Decreto n° 24.338, do dia 3 de junho de 1998. E ainda no mesmo ano, no dia 18 de setembro, através do Decreto n° 24.665, o Sr. Governador instituiu o CAP/ISERJ - Colégio de Aplicação. Os segmentos que compõem o CAP/ISERJ são: Educação Infantil (Creche e Pré-Escolar), Ensino Fundamental (1ª à 4ª séries/ 5ª à 8ª séries) e Ensino médio (Formação Geral e Informática). São oferecidos também, em horário contrário do turno regular, cursos de Informática, Oficinas de Artes e Esporte."
(Fontes: Arquivos do Instituto de Educação, vol. I, junho 1934; Anuário do Instituto de Educação, 1968: Informativo do Instituto de Educação – 1971-1973).
RETIRADO DO SITE DO ISERJ http://www.iserj.net/

domingo, 8 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA!!!


É SEMPRE BOM SABER!!!!!!!!

Durante a Páscoa, é comum que as pessoas troquem ovos de chocolate ou utilizem enfeites em forma de coelhos ou cenouras vAMOS ENTENDER O PORQUÊ DE ALGUMAS TRADIÇÕES ?. 

O coelho da Páscoa
Para começar, os coelhos são um dos primeiros animais que saem das tocas com a chegada da primavera. Como na Páscoa no hemisfério norte ocorre no início da primavera, o coelho é presença constante nos campos da região, parecendo simbolizar a vida depois do inverno “morto”. Além disso, o coelho é um símbolo da vida pela sua reprodução rápida e vigorosa.

Como o coelho foi associado aos ovos?

Esta associação foi firmada com base em muitas lendas. Elas pregavam que o coelho seria o responsável por trazer os ovos para as crianças.

Uma destas lendas fala que uma mulher teria pintado ovos coloridos e escondido para em um galinheiro para que seus filhos achassem. Quando eles os encontraram, viram um coelho passar correndo e passaram a dizer que o animal teria sido responsável por entregar os ovos.

Você sabia que o chocolate surgiu com Maias e Astecas?
Para estas duas civilizações, uma bebida a base de cacau era considerada sagrada. Eles misturavam às sementes de cacau trituradas outros ingredientes como mel, água, farinha de mandioca e especiarias. Durante boa parte da história, o chocolate foi consumido apenas como uma bebida.
Ele foi popularizado pelos espanhóis, tornando-se a bebida favorita da realeza. Ao chegar na Espanha, a bebida passou por algumas adaptações, dentre as quais a principal foi a adição de açúcar. Na época, coube aos monges a preparação da iguaria, que passou a ser servida aos visitantes dos monastérios e posteriormente ganhou fama mundial.

Afinal, por que os ovos simbolizam a Páscoa?
Antes mesmo de estar associado à Páscoa, o ovo já era símbolo da vida por religiões pagãs. O feito dos católicos foi apenas incorporá-la à comemoração, dando-lhe representação da ressurreição de Cristo, como um “renascimento”.

De onde surgiram os ovos de chocolate?
Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, antes mesmo da década de 20, na fábrica de um doceiro francês chamado François Cailler. Apesar disso, eles demoraram alguns anos para serem popularizados e vendidos em ampla escala durante a festa da Páscoa.



Fonte: Internet

TEATRO DA PÁSCOA

   Na 4 ª feira dia 4/04 as  crianças assistiram um teatro realizado pelas professoras : VIVINHO, O COELHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA 
   No final do teatro as crianças ganharam um pão de mel e  no fim do dia turmas se encontraram para saborear um delicioso bolo de chocolate com refrigerante

  


sábado, 7 de abril de 2012

ANIVERSARIANTES DO MÊS

   No dia 30/03 comemoramos os aniversariantes dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

   Por ser um dia especial e diferente procuramos promover atividades diferenciadas e proporcionar uma integração com todas as turmas.

   Nesse dia as crianças foram a piscina .......



  ........... participaram de um circuito ........



  .......e  depois de tantas atividades  a hora dos Parabéns foi comermorada com muita alegria