"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

terça-feira, 26 de abril de 2011



                     Não haverá aula HOJE: 26/04/2011




    Devido aos transtornos causados pelas chuvas nas regiões em torno do ISERJ, não haverá aula hoje, dia 26/04/2011.

sábado, 23 de abril de 2011

PROJETO PAIS NA ESCOLA


 
    O projeto PAIS NA ESCOLA aconteceu nos dias 18 e 19 /04 e foi um momento muito rico , com muitas trocas de experiências e principalmente de grande enriquecimento .

     A aceitação por parte dos pais foi excelente e os mesmos já questionaram a respeito do próximo encontro.

     O nosso muito OBRIGADA  pela participação !

     Queremos ressaltar a importância dessa relação FAMÍLIA- ESCOLA   que só fortalece o nosso dia-a-dia .





          Equipe da 2 ªetapa da Ed. Infantil

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROJETO PAIS NA ESCOLA

                                    

                     INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


                                           EDUCAÇÃO INFANTIL – 2ª ETAPA


                                          PROJETO PAIS NA ESCOLA /2011

                                            CONVITE

Convidamos todos os responsáveis para um agradável encontro na Educação Infantil.

Manhã: dia 18/04 às 08h.

Tarde: dia 19/04 às 13h30min

                 TEMA: FAMÍLIA E ESCOLA NA DEFESA

                       E   CONSTRUÇÃO DE VALORES

         
                               SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL / INCLUSÃO

                                                  PROJETO PAIS na ESCOLA

Objetivo
 Promover a discussão entre a Escola e a Família, sobre assuntos e preocupações que fazem parte do desenvolvimento infantil na sua relação com a aprendizagem e o convívio social.
 Intensificar a formação de hábitos, atitudes e valores
 Instrumentalizar os responsáveis na ação educativa de seus filhos
 Levar pais e professores a aprenderem a lidar com os problemas que surgem
 Integrar os pais e educadores em ações conjuntas que promovam o desenvolvimento pleno da criança.


Conteúdos
 Problemas apontados pelos responsáveis
 Características das crianças de 3 a 5 anos
 Valores Humanos / Ética
 Limites
 Desenvolvimento Moral
 Habilidades Sociais
 Mudanças Culturais

Tempo Estimado
No mínimo um ano, com reuniões bimestrais no horário do turno.

Desenvolvimento
 Levantar com o grupo quais os principais temas de interesse geral
 A cada encontro priorizar um tema para debate e reflexão
 Analisar a origem do problema, propondo sugestões que minimizem os entraves apresentados.

Avaliação
Por meio de questionários, pedir aos pais que analisem os avanços percebidos.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA !!!!!!!!!!!!!
PARTICIPE !!!!

EQUIPE DA 2 ª ETAPA DA ED.INFANTIL

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO ISERJ


                           
                                                      ANIVERSÁRIO ISERJ

         Em homenagem aos 131 anos do ISERJ  as turmas 41 e 42  fizeram um bolo  que depois de pronto foi partilhado por todas as turmas .

                                                             RECEITA DO BOLO





           A 2 ª etapa da Educação  Infantil do ISERJ participou da homenagem aos 131 anos do ISERJ .





terça-feira, 5 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO ISERJ


                       5 DE ABRIL ANIVERSÁRIO DO ISERJ
                                                                 131 ANOS 

  
                            ÍNÍCIO DA FASCINANTE HISTÓRIA DO ISERJ(de 1880 a 1932)






Você sabia que o Instituto de Educação do Rio de Janeiro tem mais de um século de história?

"Andamos pesquisando documentos muitos antigos e descobrimos o seguinte:Em uma noite chuvosa, o Salão Nobre repleto, presentes o Imperador D. Pedro II, a imperatriz D. Teresa Cristina e muitas outras personalidades importantes, é instalada, em 5 de abril de 1880, a Escola Normal da Corte, hoje INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. O local provisório é o Colégio Pedro II. O Barão Homem de Mello declara: “Com vênia de Sua Majestade, o Imperador, acha-se solenemente instalada a Escola Normal”. Este evento aconteceu após o Decreto n° 7.684, de 6 de março de 1880, que cria uma Escola Normal na Corte. O primeiro Diretor Interino escolhido é Bejamim Constant Botelho de Magalhães. Após a instalação são matriculados 175 alunos, sendo 88 meninas e 87 meninos; e as aulas começam em maio, em salas cedidas pelo Colégio Pedro II. Em 1888, a Escola Normal da Corte é transferida para a Escola Central, no Largo de São Francisco, e depois para o prédio da atual Escola Técnica Rivádia Corrêa, ficando ali até 1914, quando passsa para o prédio da Escola Pedro Varela, demolida por causa do Metrô, na rua Joaquim Palhares. O objetivo da Escola Normal em 1888 era preparar os professores primários de 1° e 2 graus, com ensino gratuito para ambos os sexos, e abrangendo dois cursos: o de ciências e letras e o de artes. Em 1915, é instituído o famoso uniforme azul e branco, obrigatório. Finalmente, no dia 11 de outubro de 1939, a Escola Normal instala-se definitivamente no majestoso e importante prédio da Rua Mariz e Barros 273, para evitar que o imóvel, adquirido e construído pelo Prefeito Antônio Prado Jr., seja ocupado pelas forças revolucionárias, sendo o Professor Fernando de Azevedo o Diretor Geral da Instrução Pública. Para efetuar esta definitiva mudança unem-se em alegre mutirão de trabalho: professores, funcionários, alunos e seus familiares. Pouco depois, a Escola Normal é transformada em Instituto de Educação, pelo Decreto n° 3.810, de 19 de março de 1932. Há muito mais para contar...mudanças no nome, nos cursos, nos graus, na autonomia, há uma série interminável de decretos, para uma visão mais completa da nossa história. No dia 10 de setembro de 1997, através do Decreto n° 23.482, o Sr. Governador transferiu o IERJ – Instituto de Educação do Rio de Janeiro para âmbito da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada a Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Essa providência foi decorrente da necessidade de resgatar o nível de uma instituição que sempre desempenhou relevante papel o cenário educacional do país. Sendo o universo de unidades escolares sob responsabilidade da FAETEC voltado para a formação de profissionais, apresenta-se mais propício para a viabilização da indispensável retomada de uma formação de professores preparados de forma digna e compromissada, para garantir um ensino de qualidade. Depois, considerando a nova LDB, que prevê a formação do professor de 1ª à 4ª ´series como ensino superior, o Sr. Governador transformou o Instituto de Educação em Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, através do Decreto n° 24.338, do dia 3 de junho de 1998. E ainda no mesmo ano, no dia 18 de setembro, através do Decreto n° 24.665, o Sr. Governador instituiu o CAP/ISERJ - Colégio de Aplicação. Os segmentos que compõem o CAP/ISERJ são: Educação Infantil (Creche e Pré-Escolar), Ensino Fundamental (1ª à 4ª séries/ 5ª à 8ª séries) e Ensino médio (Formação Geral e Informática). São oferecidos também, em horário contrário do turno regular, cursos de Informática, Oficinas de Artes e Esporte."


(Fontes: Arquivos do Instituto de Educação, vol. I, junho 1934; Anuário do Instituto de Educação, 1968: Informativo do Instituto de Educação – 1971-1973).

RETIRADO DO SITE DO ISERJ http://www.iserj.net/

domingo, 3 de abril de 2011

ANIVERSARIANTES DO MÊS


                                            ANIVERSARIANTES DO MÊS

          Nosso primeiro aniversariante do mês ( meses janeiro, fevereiro e março ) aconteceu dia 31 /03 ( 5 ª feira).
           Esse dia sempre é comemorado no fim do mês onde fazemos um lanche coletivo  e homenageamos os aniversariantes do mês de todas as turmas .
           Nesse dia  a professora de turma combina com o responsável qual será a sua contribuição.
           Procuramos proporcionar um dia diferente, alegre e de integração com todas as turmas .