"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

EDUCAR......



    "Educar os filhos não é uma tarefa fácil. O relacionamento entre pais e filhos é cercado de expectativas, que quando não são satisfeitas acabam gerando frustrações e muitas vezes desentendimentos. As razoes que levam a isso são diversas. Por um lado nem sempre temos condições para dar a nossos filhos o necessário para um crescimento saudável e às vezes esperamos que eles sejam iguais a nós, ou ainda, que eles sejam aquilo que gostaríamos de ter sido e não fomos. 





    Muitas vezes acreditamos que a melhor forma de educá-los ou conseguir que façam o que achamos melhor para eles é através da rigidez e do uso de castigos físicos ou humilhantes, o que nem sempre funciona e pode ter efeitos nocivos ao pleno desenvolvimento da criança. Muitos pais justificam o uso do castigo físico dizendo que tentaram educar na conversa e não deu certo. Isto pode ocorrer por diversos motivos, mas geralmente ocorre por falta de consistência na aplicação de estratégias positivas de educação. 





  Um caminho para isso é a educação baseada no respeito e em estratégias positivas de educação e de promoção da participação infantil na família. No entanto, o aprendizado dos métodos positivos de educação não é rápido e a sua incorporação por toda a família é tanto mais demorada quanto mais tempo tiver sido usado o castigo físico como medida disciplinar. Para que um novo padrão de relacionamento baseado no diálogo e na participação da criança dentro da família seja estabelecido é preciso ter paciência e persistência. 






   Impor limites com a participação da criança no processo educativo e disciplinar, dialogando, negociando consensos, é um processo demorado e muito mais trabalhoso do que um tapa ou chinelada. No entanto tem efeitos mais positivos e sustentáveis no longo prazo. E o que é mais importante, demonstra o respeito que a criança merece como o ser humano que ela é, igual a cada um de nós! "

  Fonte: www.nãobataeduque.org.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FESTA DA FAMÍLIA



FESTA DA FAMÍLIA
 
    Sabemos que hoje em dia as famílias são diferentes, que não são apenas as mães e/ou os pais que cuidam das crianças, por esse motivo a 2 ª etapa da Educação Infantil realizou na quarta-feira dia 9/06, a FESTA DA FAMÍLIA, no intuito de homenagear também essas pessoas que fazem parte da vida da criança  ( avós, tias, tios .......) .

  A programação para a FESTA DA FAMÍLIA foi organizada pela equipe dos profissionais da Ed. Infantil em torno da Copa do Mundo e,  durante esse processo de preparação para a FESTA DA FAMÍLIA, as crianças vivenciaram e participaram de várias atividades para a nossa festa .
  As crianças assistiram alguns vídeos sobre a ÁFRICA DO SUL e CURIOSIDADES DA COPA DO MUNDO e confeccionaram alguns bichos selvagens , o mascote da Copa  e também as bandeiras dos países participantes da Copa 2010  para o nosso desfile .
  No dia da Festa , as famílias foram recepcionadas no ESPAÇO CULTURAL pelas crianças e pela equipe da Ed. Infantil  que acompanharam  o Prof . Wladimir no teclado, cantando a música da família.

   MÚSICA DA FAMÍLIA (  MULHER BRASILEIRA )

   Agora chegou a vez vou cantar
   Família unida em primeira lugar
   Norte a Sul do meu país
   Família unida , quem não viu
   Família unida  sim senhor !
   Família unida é feita de amor !




  Em seguida , as famílias se dirigiram ao ginásio da escola , para acompanhar o desfile das crianças e participar das atividades planejadas.

  Ao som do tema do filme REI LEÃO, as crianças desfilaram com os bichos e o mascote da COPA 2010....




Depois as crianças desfilaram com as bandeiras dos países participantes da COPA 2010 ...




e num momento especial a bandeira do Brasil confeccionada pelas crianças foi levada,  até ser exposta para que pudéssemos cantar o HINO NACIONAL BRASILEIRO .



       Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Prof ª de Ed. Física  Célia, realizou com  as famílias a  um aulão de YOGA ....




.....logo em seguida fizemos uma grande CIRANDA  ao som da MÚSICA DO ANEL .....



...e alguns chutes a gol.
               Após esse momento de descontração todos foram convidados a fazer um lanche .
           
            Foi um momento agradável, participativo e de muita emoção .
            Como é bom saber que podemos contar com  a participação da FAMÍLIA no nosso dia-a-dia .
            O nosso imenso carinho e agradecimento pela participação de todos vocês !!!

       


Com muito carinho,
                  Equipe da 2 ª etapa da Ed. Infantil do ISERJ

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CASINHA DA LILI



                                   CASINHA DA LILI

 No mês de maio aconteceu a reinauguração da Casinha da Lili que fica no nosso parquinho.


  A idéia da Professora Elaine foi abraçada por todos  e pudemos então reativar esse espaço que é coletivo  e que gerou uma mobilização e uma expectativa para a sua inauguração .

 Durante a semana as crianças conversaram sobre a alegria de reinaugurar esse espaço e sobre a importância de preservá-lo , já que é de toda a escola .

  Em conjunto as crianças fizeram as normas de utilização da Casinha .


     A Lili ganhou até uma música que foi feita especialmente para ela  pela Prof ª Aída .



Na inauguração da Casinha da Lili fizemos uma entrada diferente no parquinho .