"HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.” (Rubem Alves)

domingo, 27 de abril de 2014

CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA


 De acordo com a nossa proposta pedagógica trabalhamos no exercício da coletividade, estimulando e valorizando os sujeitos, na construção de sua identidade e autonomia o aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer , aprender a SER.

 Trabalhamos algumas datas socialmente comemoradas e que fazem  parte da nossa cultura ( aniversariantes do mês, festa das famílias, Páscoa, entre outras). Contudo evitamos estimular o consumismo e buscamos atividades internas que valorizem o sentido de cada um desses acontecimentos nas expressões das crianças em conjunto com as outras e com a escola. Não deixamos de viver esses momentos, mas priorizamos o
"FAZER COM "

 Assim a nossa proposta relacionada à Páscoa foi prepararmos juntos uma celebração, onde partilhamos alguns quitutes preparados pelas turmas, promovendo uma grande INTEGRAÇÃO ENTRE TODA A EDUCAÇÃO INFANTIL 2 ª ETAPA.


                                       AS TURMAS PREPARANDO OS QUITUTES 










MOMENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE TODAS AS TURMAS  









terça-feira, 22 de abril de 2014

TEATRO




Na 6 ª feira dia 11de abril  as crianças assistiram a peça de teatro o POTE DOS DESEJOS  no auditório do ISERJ e curtiram muito ...









As crianças adoraram ...foi muito legal !


segunda-feira, 21 de abril de 2014

ANIVERSÁRIO DO ISERJ




No dia 5 / 04 foi comemorado o aniversário de 134 anos  do ISERJ.




 A Ed. Infantil e os Anos Inicias promoveram várias atividades para que pudéssemos celebrar esse dia tão especial com muita alegria .
 A Escola estava enfeitada para receber os responsáveis,  alunos e  profissionais do ISERJ com cartazes, faixas e fotos que contavam um pouco da História de nossa escola .


 Os responsáveis foram recebidos no Refeitório dos Anos Inicias com um café da manhã caprichado.




  Na sala de Eventos foram passados vários vídeos contando a importância do ISERJ e dos segmentos Ed. Infantil e Anos Iniciais.

                          ASSISTA UM DOS VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DO ISERJ




 No parquinho da Ed. Infantil haviam vários brinquedos e brincadeiras que remetiam as memórias de infância.





  Um momento emocionante foi a apresentação da Orquestra no auditório da Escola  que executou várias músicas inclusive o Hino Nacional .


                                              Clique e assista o vídeo do HINO NACIONAL
                                                                 EMOCIONANTE!!!



  Ao final da apresentação saímos do auditório e fomos dar um abraço  simbólico no chafariz  que é um local marcante de nossa escola .



  Encerramos a manhã com uma aula de ginástica laboral do Prof Julio   e repomos as energias com um delicioso pavê oferecido pelos Anos Inicias .





      Foi uma manhã emocionante e prazerosa ..
   
      Agradecemos a presença de todos !!!!!
   





   

                                                              PARABÉNS ISERJ !



sábado, 12 de abril de 2014

FESTA DOS ANIVERSARIANTES



  No dia 31 de março comemoramos os aniversariantes dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março num clima bem tropical  com frutas , gelatinas, sucos , sanduíches ... 
  Sabemos que uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida mas, em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente .As crianças precisam de uma alimentação voltada para o crescimento de nossos ossos, pele , músculos, órgãos e é nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares , ou seja, que aprendemos a gostar ou não de certos alimentos . Enquanto escola propomos a formação de bons hábitos alimentares despertando a curiosidade das crianças em provar alimentos novos .     




 O dia foi bem legal  com muitas brincadeiras e com o Show de Talentos onde as crianças puderam soltar a voz !!!!





  Depois de tantas brincadeiras  chegou a tão esperada  hora do Parabéns onde todos  puderam homenagear os aniversariantes e também  comer e beber a vontade .






      A comemoração dos aniversariantes é um dia especial . Temos como preocupação propor atividades prazerosas onde todos   possam interagir  num clima de total alegria .

       Foi um dia muito feliz !!!!

domingo, 6 de abril de 2014

REUNIÃO DE PAIS




 A Ed. Infantil  realizou no sábado dia 22/ 03  a 1ª Reunião de Pais  de 2014.
 Logo na entrada  os responsáveis receberam  papéis   para que todos se identificassem .




Logo após o Supervisor Marcelo convidou os pais para uma dinâmica no parquinho .




  Terminado a dinâmica e retorrnando a Sala de Eventos,  o Supervisor Marcelo saudou a todos e agradeceu  aos pais pela presença e participação em nossa reunião fazendo uma breve apresentação de toda a Equipe da Ed.Infantil .




  As Orientadores Educacionais  (SOE) Mõnica ( manhã ) e Rebeca  ( tarde) explicaram a importante  função do SOE na escola .





  Os Supervisores Pedagógicos expuseram as responsáveis  a proposta pedagógica da escola        

          (PROPOSTA PEDAGÓGICA SOCIO-INTERACIONISTA) .



NOSSO COTIDIANO 
  A Educação Infantil é um espaço que apresenta uma função particular no processo da educação. Ela é um dos espaços onde as crianças podem se desenvolver como sujeitos ativos e criadores.

  Sua função é a de promover a aprendizagem de elementos da cultura e do pensamento em um processo integrado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento da criança.

 Acreditamos que o trabalho pedagógico na educação infantil precisa partir do universo da criança, de sua realidade e sabedoria criativa permitindo que ela conquiste o espaço criador e gerador de conhecimentos.

 Vale a pena ressaltar que se pensarmos e entendermos o trabalho pedagógico na educação infantil dessa forma, cabe a nós termos sempre o cuidado de fazer com que esta postura perpasse o cotidiano da escola, impregnando todo o fazer pedagógico.


                    Temos como proposta de trabalho:
                                    QUAL É A PROPOSTA DE TRABALHO ?
  1. Nos conhecermos: Escola- criança- família

  2. Possibilitarmos conversas e entrevistas com os responsáveis para recebermos informações importantes sobre a  criança  e a família.

  3. Nós, educadores infantis ,trocarmos  idéias e nos reunirmos, as quartas-feiras, para  planejarmos coletivamente. Buscando construir um espaço acolhedor para  vivenciarrmos as experiências socio-interativas. SEMPRE ESTIMULANDO E INCLUINDO A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS ( MÃE, PAI, IRMÃOS, TIOS, AVÓS E RESPONSÁVEIS) NO PROCESSO EDUCATIVO.

  4. Oferecer experiências lúdicas, que estimulem a evolução, tendo como referência os estudos atualizados sobre neurociência e infância.Com a proposta de trabalho focada  nos eixos de IDENTIDADE E AUTONOMIA, MOVIMENTO, MÚSICA, ARTES,LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, MATEMÁTICA, NATUREZA E SOCIEDADE.
  5. Nos propomos a observar na criança as  suas características e evolução ao participar das atividades livres ou dirigidas. Percebendo como interage no coletivo e diante de situações-problema. Avaliando e registrando no diário de bordo, no portifólio, nas fichas de encaminhamento profissional e nos relatórios semestrais.


Projeto Experiências e investigações pelos 

sentidos


ANO :2014


Começamos o ano letivo com muitas mudanças, baseado no projeto Canteiros de 2013, transformamos as salas de aulas em espaços de interações e experiências. Para pesquisar saímos com as crianças pelo quintal do Instituto coletando diversos tipos de folhas, gravetos, pedras para estudos na sala de experimentos. No CEM ouviram e construíram histórias a partir dos efeitos sonoros de carros, de aviões,de buzinas etc., fizeram vários tipos de descobertas com a água, com as sementes, com as árvores, com danças e cantorias e com receitas inventadas. Foi assim, pelos sentidos, que as crianças começaram a desenvolver cada vez melhor as suas competências e habilidades. Aprendendo a conviver no coletivo, a ter e a realizar idéias criativas, aprender com brinquedos e brincadeiras muitos conceitos importantes para VIDA. Nasce o novo projeto: Experiências e investigações pelos SENTIDOS. E surge uma grande questão :

Como o cérebro aprende ? 
“A forma de aprender está relacionada ao recebimento de estímulos que captamos pelos nossos sentidos, esses nossos fiéis escudeiros e selecionadores de estímulos chamados canais sensoriais. Esses estímulos conhecidos como informações (som, visão, tato, gustação, olfação) chegam ao tálamo que é uma estrutura no cérebro que tem a função de receber esses estímulos e reenviá-los para áreas específicas que são responsáveis na elaboração, decodificação e associação dessas informações. O tálamo funciona como um “aeroporto” e junto com o hipotálamo, as amígdalas cerebrais (responsável pela emoção), e o hipocampo (responsável pela memória de longo prazo), promovem as lembranças e a aprendizagem significativa.

Por isso, concluo que o educador não deve ser o representante da verdade absoluta para seu estudante, mas um incentivador de diversas possibilidades e potencialidades, e considerando que o cérebro não é um sistema fechado, mas um sistema aberto de possibilidades.¨
A aula deverá ser reflexiva e não reprodutiva. O estudante ao estar na sala de aula, apenas assiste aula, o cérebro necessita de desafios coerentes, interação, participação sempre. Por isso, o professor deverá ser um fazedor, instigador de curiosidades. O cérebro é muito mais “fofoqueiro” e adora novidades. Com isso, torna-se fundamental que o ritmo da aula seja sempre emoldurada por desafios e afetividades.
Aprender é promover novas conexões neurais, por isso sempre será necessário realizar um “up grade” dos nossos neurônios para evitar o “empobrecimento” da qualidade dos nossos pensamentos e atitudes.
Portanto, o educador ético é aquele que está disponível, mas não exigir de seu estudante uma única maneira de posicionar-se, igual à sua, mas apontar caminhos possíveis, permitindo assim o estudante ocupar-se do seu ritmo de aprendizagem e desenvolvimento. Referências Relvas, Marta Pires. Neurociência e Educação, gêneros e potencialidades na sala de aula. Rio de Janeiro, 2ª ed. WAK Editora, 2010. 
Relvas, Marta Pires. Fundamentos Biológicos da Educação – Despertando Inteligências e Afetividade no processo da Aprendizagem. Rio de Janeiro, 5ª edição. WAK Editora





  No 2º momento, os pais dirigiram-se as salas de aula para terem informações mais detalhadas a respeito do cotidiano e do trabalho desenvolvido com as professoras de turma .  




 .
  As responsáveis pelos alunos Guilherme e Luiz Otávio fizeram suas colocações a respeito da Escola  e do trabalho que está sendo realizado . 







 Como agradecimento,   a Equipe ofereceu uma rosa aos responsáveis presentes como  forma de carinho por terem estado conosco nesse momento importante de INTERAÇÃO FAMÍLIA / ESCOLA . 



Agradecemos a presença e a confiança em nosso trabalho !
Equipe da Ed. Infantil